Um dos maiores pesadelos de quem usa a bicicleta como meio de transporte é não encontrá-la ao voltar para o local de estacionamento. Mas há alguns ações que podem ajudar o ciclista a evitar que sua bike seja um alvo fácil para os ladrões.
Apesar de nenhum método ser 100% seguro, trancar sua bike com eficiência pode desestimular o ladrão a tentar o roubo, interrompê-lo no meio da ação ou até mesmo fazê-lo desistir antes de começar, e ir procurar um alvo mais fácil.
Veja algumas dicas para aumentar a sua segurança.
Como trancar sua bicicleta:
- Na hora de estacionar, sua primeira opção sempre deve ser a de levar a bike com você – mesmo que seja para deixá-la na garagem do prédio, no hall de entrada ou em algum outro espaço comunitário.
- Se tiver de deixá-la na rua, tente estacioná-la em um lugar onde ela esteja visível para você. Se não, prefira um local onde ela esteja visível para outras pessoas e câmeras de segurança.
- Não mantenha uma rotina. Uma bicicleta parada sempre no mesmo local, no mesmo horário e do mesmo jeito é mais fácil de ser estudada (e levada) pelos bandidos.
- Escolha o cadeado certo. U-Locks (cadeados em forma de U) são os mais seguros, seguidos por conjuntos de correntes e cadeados feitos especificamente para trancar bicicletas. Cadeados de cabo são os mais fracos, pois podem ser rapidamente cortados com alicates.
- Prefira trancas com chave ao invés de código, que são abertos com mais facilidade por quem sabe o que está fazendo – e os ladrões de bicicleta sabem.
- Mantenha o hábito de usar mais de um cadeado ao mesmo tempo, de preferência de tipos diferentes.
- Sempre prenda a bicicleta a algo mais duro do que ela, e que esteja firmemente preso ao chão ou a uma parede. Teste o objeto ao qual você está prendendo a bike para ver se ele está realmente fixo – as aparências enganam.
- Ao prender a bike, ponha o cadeado no lugar mais alto possível, para aumentar sua visibilidade.
- Nunca deixe a bicicleta passar a noite na rua, e sempre tranque a bike – mesmo em paradas rápidas ou ao deixá-la em ambientes relativamente seguros, como uma garagem ou depósito.
- Ao trancar a bike, passe o U-Lock por pelo menos um dos canos principais do quadro. Se as suas rodas tiverem blocagem (alavanca de encaixe rápido), também é necessário trancar as rodas (o jeito mais fácil é soltar a roda dianteira e juntá-la ao conjunto traseiro).
E se você estiver sem cadeado?
É inevitável: vai chegar o momento em que você vai ter que parar a bike e vai estar sem cadeado. Se for impossível evitar a parada ou não houver um lugar seguro para deixar a bike, existem algumas “técnicas” que você pode usar para atrasar um possível roubo.
É claro que nenhuma destas dicas vai impedir que sua bike seja levada, mas pode frustrar a ação do ladrão ou dar a você mais tempo para reagir.
- Arme uma “armadilha” com a corrente: chegando no seu destino, mude de marcha até a corrente chegar à maior coroa e ao maior cassete. Sem pedalar, pressione o passador no sentido de voltar a corrente à menor coroa e ao menor cassete. Resultado: o ladrão vai pedalar poucos metros antes de a corrente cair, o que pode desestimulá-lo a continuar na fuga.
- Use seu canivete de chaves allen para soltar o guidão da mesa e vire-o até deixá-lo alinhado com o quadro – é quase impossível pilotar a bici assim.
- Se tiver, solte as alavancas das blocagens das rodas – se o ladrão tentar sair pedalando, vai sentir a bike cada vez mais instável, até ser impossível seguir em frente.
Outra medida de segurança importante é se preocupar com o local e com o número de pessoas caminhando. Lugares mais movimentados tendem a ser menos suscetíveis a roubos.
Se com todas essas ações o pior acontecer, ainda é possível usar a tecnologia a seu favor, cadastrando sua bike em um sistema que poderá emitir um alerta de roubo. Nesse caso, você tem a sua bicicleta registrada. Por meio do aplicativo, divulga para todos os usuários que foi roubado, e eles poderão avisar caso a vejam na rua ou à venda.