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Que tal colocar a manutenção da sua bike elétrica em dia?

Ter uma bicicleta elétrica implica, em algum momento, a ter uma preocupação com a manutenção.

Apesar de ter poucas diferenças de uma bicicleta comum, uma bike elétrica também precisa de um pouquinho de atenção.

Antes de falarmos essencialmente sobre a manutenção bike elétrica, vamos falar sobre a manutenção preventiva.

Você já deve ter ouvido dizer que existem 2 formas de cuidar daquilo que é seu: a manutenção preventiva e a manutenção corretiva.

A primeira delas é, preventivamente, pensar em cuidar de um bem para aumentar seu estado de conservação e evitar problemas técnicos.

Essa é a manutenção preventiva: ela aumenta a vida útil de um bem, para que ele dure mais, e você não precise consertá-lo.

O segundo tipo é a manutenção corretiva. O famoso quebrou, arrumou.

A diferença simples entre essas modalidades é que a primeira existe para que você não tenha dores de cabeça com a segunda.

Tendo isso em mente, temos algumas dicas para você fazer a manutenção da sua bike e ficar livre de problemas.

 

1 – Bateria

A bateria da bicicleta elétrica é algo muito similar à bateria do seu celular ou laptop – só que muito maior.

A bateria é feita de células. Cada uma dessas células possui cerca de 1 mil ciclos de carga. Isso significa 1 mil cargas completas e descarregadas antes que ela comece a morrer – como é o fim de toda bateria.

A bateria também tem um sistema de gerenciamento, que controla o carregamento e descarregamento das células.

Conforme cada célula é usada, a bateria começa a usar a carga da próxima célula.

Se você sai para dar um passeio e gasta apenas as 10 primeiras células da sua bateria e a recarrega completamente, saindo depois para um novo passeio que usa, novamente, apenas as 10 primeiras células, você não usou a sua bateria por completo.

Isso significa que as células restantes ainda estão novas e você não usou nenhum de seus 1 mil ciclos de carga.

A recomendação para tirar o máximo proveito possível da sua bateria é sempre carregar a bateria após cada viagem, mantendo as células, o máximo possível novas e sem uso.

 

2 – Movimento central

Uma bicicleta elétrica também é uma bicicleta e deve ser mantida como uma bicicleta normal, nesse sentido.

O movimento central (que comanda o câmbio, a pedileva, corrente e etc.) precisa ser mantido lubrificado e limpo, para que sempre funcione corretamente.

 

3 – Pneus

Se os pneus não estiverem totalmente cheios, a bicicleta não irá funcionar tão bem (ou rapidamente) e você precisará gastar mais energia (humana ou elétrica) para se movimentar.

 Certifique-se sempre de que os pneus estejam calibrados com a pressão correta, e que estejam em boas condições.

O pneu desgastado pode reduzir a tração e causar danos. Além disso, você deve trocar seus pneus a, aproximadamente, cada 3,5 mil quilômetros percorridos.

 

4 – Freios

Seus freios podem ser a parte mais importante da sua bike elétrica. Eles são necessários para sua segurança e você confia neles para desacelerar e parar.

Existem diferentes tipos de freios em diferentes bicicletas que exigem uma manutenção um pouco diferente.

Freio a disco mecânico

Esses são os freios de bicicletas comuns, encontrados na maioria das bicicletas. O acionamento é feito por cabo. Quando o manete é acionado, puxa o cabo que está preso a pinça de freio, empurrando um pistão que se encontra no seu interior, que vai empurrar a pastilha de freio contra o disco, gerando atrito e diminuindo a velocidade.

Freio a disco hidráulico

Já no sistema de freio à disco hidráulico, o acionamento é feio por óleo. Quando o manete é acionado, o óleo é empurrado pela mangueira fazendo com que os pistões presentes na pinça de freio empurrem as pastilhas contra o disco.

Freio V Brake

O sistema de funcionamento dos V-Brakes é bem eficiente: o cabo de aço que sai do­ manete, aciona diretamente pelo lado, os dois braços da pastilha. Por esse motivo, são chamados também, menos popularmente de freios “direct pull” ou “side pull”.

Os itens que se desgastam nesse sistema são o cabo de freio e as pastilhas ou as sapatas, no caso dos freios V break.

É importante ajustar os freios e apertar os cabos e substituindo as sapatas sempre que necessário.

 

5- Motor

Não abuse do motor, colocando mais peso nele do que ele pode suportar.

Além disso, certifique-se de que suas rodas estejam sempre alinhadas. Se você tiver algum problema com o alinhamento pode “mastigar” a engrenagem.

Motores de acionamento intermediário

Esses são os motores mais avançados. Eles giram o seu anel de corrente, que ativa a própria corrente da bicicleta e o sistema de acionamento, para girar as rodas como quando você está pedalando.

A manutenção necessária aqui é a manutenção preventiva da transmissão, uma vez que o seu motor de transmissão está sendo utilizado por um motor que tem muito mais poder do que as pernas humanas.

Se usado incorretamente, ou não mantido, o motor pode arrancar os dentes da corrente.

Certifique-se de manter o movimento central sempre limpo e as engrenagens sintonizadas finamente.

Além disso, comece a pedalar devagar e vá aumentando o ritmo aos poucos. Um motor de acionamento intermediário gosta de girar rapidamente.

Se você não começar devagar, você vai desgastar sua bateria mais rápido do que o necessário.

 

Pronto para garantir uma ótima manutenção da sua bike elétrica?

Não importa o tipo que você tenha, ou qual esteja pensando em comprar, nossas dicas irão ajudar você a aumentar a sua vida útil por muito tempo – e ficar longe de problemas.

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