Nenhum amante da bicicleta gosta disso, mas às vezes é inevitável: talvez você se machuque, fique doente ou tenha algum outro imprevisto, como estamos vivendo nos dias atuais, a crise do Coronavírus, e por isso precise ficar um tempinho sem poder pedalar.
Mas isso não quer dizer que sua bicicleta precise ficar largada em algum canto sem nenhum tipo de assistência. Até porque isso não pode acontecer: uma bicicleta muito tempo parada pode ter problemas de funcionalidade.
Fazer revisões periódicas na bicicleta é essencial principalmente para diminuir os riscos de acidentes, falhas ou quebras durante o uso da bike. Isso porque, as revisões são responsáveis por controlar o desgaste do conjunto de rolamentos, freios, corrente e engrenagens.
Por estes motivos, a revisão e a manutenção das bicicletas são muito importantes. Inclusive, manter a bike em ordem aumenta o tempo de vida dos equipamentos, diminui a quebra de peças e economiza gastos indesejados e imprevistos. Além disso, a frustração em ter que interromper o percurso é muito desagradável. Por isso separamos os principais pontos de cuidado para a manutenção e revisão da sua bike. Confira abaixo algumas dicas.
Dicas para fazer em casa:
Existem muitos cuidados específicos com a sua bike que podem evitar dores de cabeça no futuro.
Limpeza: lavar a bicicleta com água e sabão neutro e secar com um pano macio. Uma esponja suave também pode ser usada para ajudar na limpeza dos resíduos.
Calibragem: manter os pneus sempre cheios com a calibragem correta de acordo com a sua bike.
Revisão para fazer com mecânicos especializados:
Em algumas situações é melhor contar com a ajuda de profissionais qualificados, que possuam os equipamentos, infraestrutura e conhecimento adequado para deixar sua bike sempre segura.
Ajustes: verificação e regulagem da suspensão, freios e câmbios, pois com o tempo a bike sofre um desgaste natural e pode ficar desregulada.
Lubrificação: lubrificação das correntes e engrenagens.
Revisão completa (pelo menos uma vez ao ano): consiste na desmontagem e remontagem total da bike, englobando cuidados com a corrente, cassete, canote, pé de vela, caixa de direção, freios, cambio, movimento central, cabos, conduítes, cubos da roda e muito mais.
Uma dica bacana para manter os cuidados sempre em dia é ter um planilha de manutenção que contenha todos os cuidados realizados ou a serem feitos na bike. Como por exemplo:
– Data da última revisão;
– Data da troca de equipamentos e acessórios;
– Pressão dos pneus;
– Pressão dos amortecedores;
– Altura dos manetes de freio;
– Dados do bike fit completos;
– Quilometragem.
Com todas essas informações fica mais fácil cuidar da sua bike e pedalar tranquilo, não é mesmo? E não deixe de fazer as manutenções regularmente para evitar problemas futuros.
Mesmo durante a quarentena por conta do Coronavírus a Indy Bike Indianópolis está atendendo seus clientes somente nos serviços de oficina.
Venha conhecer nosso Centro Técnico e deixe sua bike com quem entende de bike. Boas pedaladas!