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Manutenção preventiva – dicas para sua bike durar mais e você gastar menos.

Seja sua bike básica ou supermoderna, a verdade é que quando o ciclista aposta na manutenção preventiva, que consiste em resolver os problemas antes que eles apareçam, a economia a longo prazo costuma ser evidente.

Por isso, seja em casa ou levando a bike na oficina, confira algumas dicas para você que quer evitar gastos desnecessários com a bicicleta, e ao mesmo tempo mantê-la no auge do desempenho.

MANTENHA A BIKE LIMPA

Manter a bicicleta limpa é importante por diversos motivos, e um dos maiores é que diversos componentes importantes dela ficam expostos aos elementos, como a corrente, coroas, cassete e câmbios.

Com isso, sujeiras como areia e outros produtos contaminantes juntam-se com os lubrificantes, formando uma pasta esfoliante que aumenta bastante o desgaste destes componentes.

Para limpar, aposte em produtos específicos para bike. Sim, dá para limpar a bicicleta com produtos genéricos, mas sempre existe o risco de algum componente da formulação atacar alguma parte da bicicleta – alguns detergentes comuns, por exemplo, tem muito sal, o que tende a manchar peças de alumínio.

Outra ótima pedida é sempre usar lubrificantes à base de Cera, que acumulam muito menos sujeira e são bem mais fáceis de limpar do que os óleos. Se você tiver tempo, o ideal é limpar e lubrificar a relação da bike antes de pedalar.

MEÇA A CORRENTE

Fique sempre de olho no desgaste da corrente da bicicleta. Já que a corrente gasta vai desgastar todos os outros componentes da transmissão, aumentando bastante o custo da manutenção.

LIMPE A SUSPENSÃO

A suspensão da bicicleta é um componente delicado e que exige atenção especial na manutenção preventiva. Por isso, respeite os intervalos recomendados pelo fabricante da sua suspensão e, se você não possuir ferramental e conhecimento para abri-la, aposte no trabalho de um mecânico de confiança.

A princípio, a manutenção preventiva pode parecer cara. Mas, se você deixar passar demais, fatalmente algum componente vai acabar sendo danificado, seja pela sujeira, seja pela falta de lubrificação – aí, o prejuízo fica muito maior.

Dito isto, uma das coisas que você pode fazer para mitigar estes problemas é sempre passar um pano limpo nas hastas da suspensão e também no embolo do shock, sempre tirando a sujeira no sentido de dentro para fora – faça isso antes e depois de todos os pedais.

MANUTENÇÃO PÓS-CHUVA

Depois de pegar chuva, lave a bike e reaplique o lubrificante o quanto antes. Isso porque, além de acumular impurezas em todas as partes da bike, a chuva retira o lubrificante, deixando os componentes expostos ao atrito e a oxidação.

Se tomar chuva, evite ao máximo passar por áreas alagadas e, se cruzar um rio ou lago durante um pedal, evite mergulhar a bicicleta na água. Se isso acontecer, componentes como cubos, centrais, caixa de direção e todos os outros devem ser abertos, limpos e lubrificados.

MANTENHA A BIKE BEM AJUSTADA

Cabos e conduítes velhos ou sujos, desgaste de componentes e até mesmo uma gancheira empenada podem prejudicar o funcionamento dos câmbios da bicicleta.

Com isso, além das marchas ficarem pulando, a corrente ainda pode cair para fora do cassete, ficando presa nos raios da roda traseira, o que pode causar danos graves no câmbio, na corrente e no quadro da bike.

Além disso, é importante conferir o alinhamento da gancheira e a regulagem dos câmbios, principalmente depois de levar um tombo, ou quando um galho ou outro objeto ficou enroscado na corrente – se você não tem conhecimento técnico para fazer isso, leve sua bike em um mecânico de confiança.

CONFIRA A CALIBRAGEM DOS PNEUS

Mantenha os pneus da sua bike sempre bem calibrados, utilizando algum valor entre a pressão máxima e a mínima indicada pelo fabricante. Para calibrar o pneu corretamente, confira este artigo com técnicas avançadas para calibrar o pneu da sua bicicleta, ou siga a tabela abaixo.

Lembre-se que:

-Pressões muito baixas aumentam drasticamente a quantidade de furos, especialmente as mordidas de cobra.

-Pressões elevadas demais aumentam o risco de o pneu rasgar e deixam a rodagem da bike dura e pouco eficiente em terrenos esburacados.

-Um pneu vazio demais deixa a bike imprecisa e ruim de controlar. Além disso, o pneu pode escapar do aro.

-Pneus mais vazios tracionam melhor, especialmente nas subidas inclinadas e nas frenagens.

DE OLHO NAS PASTILHAS DE FREIO

É importante verificar se suas pastilhas de freio estão gastas. Por isso, sempre fique de olho nelas, especialmente antes e depois de pedais na chuva e na lama, já que ambos aceleram bastante o desgaste das pastilhas, especialmente se ela for orgânica.

Apesar de ser possível ver a pastilha apenas olhando a pinça de freio por cima, muitas vezes o desgaste dela não é regular. Por isso, de tempos em tempos é bom tirar a pastilha da pinça para dar uma olhadinha em seu desgaste.

O processo é bem simples: basta tirar o grampo que prende a pastilha na pinça, puxar as pastilhas para cima, fazer a inspeção e colocá-las em seu lugar.

Obs: Nunca aperte o manete de freio com a bike sem a roda ou sem as pastilhas, já que isso pode danificar as pinças.

DÊ AQUELA CONFERIDA NAS RODAS E PNEUS

Fique sempre de olho no estado dos pneus da sua bicicleta, não no desgaste, mas também na presença de cortes, rasgos ou ressecamentos que podem colocar sua segurança em risco – confira este artigo e descubra se já está na hora de trocar os pneus da sua bicicleta.

Confira o aperto de todos os raios, e se o aro não tem danos ou amassados que possam resultar em vazamentos de ar.

Além disso, vale a pena girar as rodas montadas na bike para conferir se elas estão bem alinhadas. Para isso, verifique se o pneu está se afastando e se aproximando do quadro ou da suspensão ao girar a roda.

Para descartar a possibilidade de o pneu estar torto e não a roda, você pode prender uma cinta hellermann como indicado na imagem abaixo – se os raios estiverem soltos ou a roda empenada, evite andar com a bike e leve-a para resolver o problema antes que ele piore.

De tempos em tempos, tire as rodas da bicicleta e confira se os eixos estão girando livremente. Uma ótima dica é segurar a ponta do eixo com a mão e girá-la lentamente, tentando sentir se existe alguma coisa roçando ou engripando – isso pode indicar contaminação, ou mesmo algum rolamento danificado.

Aqui na Indy Bike temos mecânicos especialistas que vão ajudar você a manter sua bike sempre em ordem. Confira!