A troca da corrente é extremamente importante para a durabilidade do seu equipamento. Com o uso, inevitavelmente os elos que formam a corrente começam a esticar, criando uma folga. Dependendo do tamanho desta folga, a corrente começará a danificar o cassete e até o pedivela. Uma corrente trocada na hora certa, faz com que a durabilidade do cassete seja muito maior. Com a manutenção certa, um cassete pode durar até 10 correntes. Mas se a dilatação não for observada, o cassete pode durar UMA corrente.
Outros fatores podem alterar a durabilidade da corrente, como clima, lubrificação, limpeza, condições da pista, estilo de pedalar e outros. Por serem tantas as variáveis que determinam o tempo de utilização de uma corrente, não existe tempo ou quilometragem específica para trocar a corrente. A única forma de saber a hora certa de comprar uma nova corrente é medindo o quanto ela se dilatou.
Existem ferramentas especificas para medir a dilatação da corrente. Você também pode levar sua bicicleta ao seu mecânico, ele poderá medi-la. Mas no caso de fazer você mesmo, a medida que indica a necessidade de trocar uma corrente é de 0,05 mm. Ou seja, se o medidor indicar que o elo de sua corrente se dilatou mais de 0,05 mm, está na hora de trocar sua corrente.
A medição é extremamente simples e rápida, demora 5 segundos. Por isso, indicamos para ciclistas que pedalam frequentemente fazerem a revisão periódica em sua bike. Vale a pena! Isso fará com que seu equipamento dure muito mais tempo.
Agende agora mesmo uma revisão na Indy Bike e não fique na mão!