Publicado em

Bike Elétrica – Veja 7 dicas imperdíveis antes de comprar a sua.

Você já teve a experiência em pedalar uma bicicleta elétrica? É uma delícia! Além disso, ela ajuda a evitar trânsito, engarrafamentos e economizar dinheiro, fica de bem com a natureza e contribui para melhorar a mobilidade da cidade.

Se você está pensando em comprar uma bicicleta elétrica, provavelmente vai se deparar com muitos modelos, diferentes potências, formas de aceleração, componentes que uma bicicleta convencional não possui e termos específicos que não conhecia. Como fazer a escolha certa? Veja essas dicas.

1 – Bateria de chumbo ou de lítio?

É o principal aspecto a ser avaliado. Há no mercado duas opções predominantes: baterias de chumbo ácido e de lítio. O preço de uma bateria de chumbo equivale, em média, a um terço da de lítio. Mas a bateria de chumbo, uma tecnologia antiga, a mesma utilizada em automóveis, apresenta ao menos três aspectos desfavoráveis em comparação com a principal alternativa no mercado:

Desvantagens das baterias de chumbo

2 – Quanto pesa uma bateria?

O peso de uma bateria de chumbo gira em torno de 10 ou 12kg. O modelo de lítio mais comum pesa 2,5kg. Há modelos mais avançados, japoneses, de apenas 2kg. A bateria de chumbo exigirá uma bike mais robusta, que seja capaz de suportar seu peso. Sem bateria, uma bicicleta elétrica moldada para suportar bateria de chumbo pesa uns 30kg. Já a bike desenhada para carregar baterias mais modernas pode ser mais leve – pesa 20kg (sem a bateria).

3 – Vida útil – quanto tempo dura uma bateria?

A vida útil de uma bateria de lítio equivale ao quíntuplo de sua parente mais arcaica, a de chumbo, que costuma durar cerca de 200 ciclos (descarga e recarga completa). O preço da de lítio é o triplo daquele que se verifica nas de chumbo, mas a durabilidade compensa.

4 – Qual o tempo de recarga?

O tempo de recarga das baterias de chumbo gira em torno de cinco a seis horas. Os modelos de lítio exigem apenas duas a três horas de tomada. Cabe lembrar que a bateria terá vida útil maior e trabalhará de forma mais eficiente se estiver sempre mais próxima da carga total do que do final dela. Portanto, é interessante procurar mantê-la com carga alta tanto quanto possível. O carregador pesa o equivalente a uma fonte de notebook padrão, 800g. Vale ressaltar ainda que a bateria de chumbo é mais tóxica e prejudicial ao meio ambiente, por ser de difícil descarte.

5 – Qual o custo de uma bateria?

Uma recarga completa de bateria demanda energia elétrica com custo aproximado de R$ 0,25. Essa recarga completa proporciona autonomia de 30km. Assim, o custo da energia por quilômetro é inferior a um centavo.

Qualquer que seja o tipo do propulsor, o custo da energia necessária para deslocamento de um quilômetro em bike elétrica é incomparavelmente menor, obviamente.

 6 – Qual a importância dos componentes?

Uma bicicleta elétrica vai exigir muito mais dos componentes do que uma bike normal. O motor gera um torque relativamente alto; a velocidade é mais alta também, claro. A bike, em velocidade superior em comparação com a magrela convencional, vai passar sobre buracos e irregularidades, desgastando peças de forma mais acentuada.

É importante procurar verificar, antes da compra, procedência de peças de suspensão, rodas, pneus e freio e assistência técnica.

7 – Qual o tempo médio para se fazer a manutenção?

Uma bicicleta elétrica requer manutenção bem mais frequente, em comparação a automóveis. Especialistas mencionam que visitar uma bicicletaria uma vez por mês é o ideal.

Se ainda tem dúvida ou não conhece uma bike elétrica, venha até a Indy Bike e fale com um de nossos consultores que vai ajudar você na melhor escolha.