As bicicletas já conquistaram de vez seu espaço na vida de moradores de centros urbanos que se preocupam com uma vida saudável e o meio ambiente. Elas são uma forma prática e sustentável de se locomover pelas cidades e ainda garantem que a prática de exercícios físicos fique em dia e seja parte da rotina.
Mas, quando o percurso inclui longas distâncias, ou a cidade tem muitas ladeiras, a bicicleta comum pode não ser a opção mais assertiva. Nestes casos, as bicicletas elétricas podem ser ótimas alternativas. E é por isso que elas estão se tornando cada vez mais populares.
Movidas à bateria, as bicicletas elétricas proporcionam uma pedalada extremamente confortável e muito mais rápida em comparação com uma bicicleta tradicional, além do benefício de chegar ao seu destino sem suar. Engana-se quem pensa que a queima de calorias é perdida, pois numa bike elétrica você também pode pedalar.
Quais as principais vantagens desse tipo de veículo?
Além de boas para a sua saúde e para o planeta, esses veículos também são bons para o seu bolso. As bicicletas elétricas costumam ser mais baratas do que uma moto ou carro e você ainda economiza com impostos e estacionamento.
Isso, sem falar que, especialmente nas grandes cidades que possuem ciclovias, são consideradas um dos meios de transporte mais rápidos, ou seja, você não precisará mais perder tempo em engarrafamentos caóticos cada vez maiores
E, como exigem menos esforço do que uma bicicleta normal, provavelmente você não vai chegar suado ao seu destino.
Como funciona uma bike elétrica?
Uma bicicleta elétrica não dispensa os pedais, apesar do motor. Mas, justamente graças a ele, esse veículo exige menor esforço nas pedaladas, e esse é o principal diferencial desse tipo de bike.
Existem no mercado, basicamente, dois tipos de bicicletas elétricas. O primeiro não tem acelerador e são as pedaladas que ativam o motor, ou seja, a bicicleta só anda se a pessoa pedalar, que chamamos de “pedalada assistida”.
No segundo modelo, com acelerador, as pedaladas são opcionais, pois o motor pode ser acionado por esse dispositivo.
As bikes elétricas também podem ser equipadas com um painel, pelo qual o ciclista pode acompanhar informações sobre velocidade, quilometragem rodada e nível de bateria, por exemplo.
Bicicleta elétrica carrega pedalando?
Para recarregar a bateria da sua bicicleta elétrica, você precisa retirá-la do veículo e ligar na tomada, ou simplesmente conectar à tomada com a ela acoplada na bicicleta.
Caso seja necessário, você também consegue fazer a recarga facilmente em qualquer outro lugar, como a casa de um amigo ou no escritório.
É importante lembrar que após a carga completa, recomenda-se retirar da tomada.
Quanto tempo demora para carregar uma bicicleta elétrica?
O tempo de recarga depende de qual bateria a sua bike usa.
As baterias de lítio costumam demorar cerca de 4 a 6 horas para atingirem a carga máxima e podem ser usadas e recarregadas a qualquer momento, sem problemas.
Quanto anda uma bicicleta elétrica?
Depende da combinação em amperagem da bateria e potência do motor. Em geral, com uma carga completa, uma bike elétrica consegue andar até 40 quilômetros, mas a autonomia depende das condições do terreno, do peso carregado e até da direção do vento.
As baterias de lítio costumam durar em média de quinhentos a mil ciclos de recargas, mas depois, basta trocar a bateria para continuar usando a sua bike elétrica.
Qual a velocidade máxima de uma bicicleta elétrica?
A maioria das bicicletas elétricas consegue atingir a velocidade máxima de 25 km/h. Existem modelos que prometem chegar a mais, mas a legislação brasileira determina que esse limite de velocidade não seja ultrapassado.
Como escolher a bicicleta elétrica ideal?
A primeira coisa que o ciclista deve levar em conta na hora de escolher a sua bike elétrica é definir o tipo de uso que ele necessita: se utilizará para transporte, lazer ou ambos; a distância a ser percorrida e se possui subidas no trecho.
Ficou interessado? Então venha conhecer mais as bikes elétricas aqui na Indy Bike. Nossos consultores vão tirar todas as suas dúvidas e definir a melhor bike para você.