Todo ciclista responsável sabe que uma coisa é imprescindível durante o pedal, seja na cidade ou em outro terreno: segurança. Com cada vez mais ciclistas nas ruas, seja indo ao trabalho ou pedalando por lazer, é preciso pensar em como pedalar de forma segura para curtir o momento sem preocupações.
Por isso, além de entender dos códigos de trânsito e não pedalar na contramão, é necessário investir em alguns itens que são indispensáveis durante a sua pedalada. Capacete, luvas e farol, por exemplo, são alguns que não podem faltar quando sair com sua bicicleta
Proteção e segurança
Primordial para qualquer saída com a bicicleta, o capacete pode salvar, literalmente, a vida do ciclista. Diminui o impacto de possíveis quedas, protegendo sua cabeça. E, embora não seja obrigatório no Brasil, é mais do que recomendado!
Produzidos em moldes de policarbonato e muito resistentes, promovem conforto e qualidade para você pedalar tranquilamente.
Para ver e ser visto
Lição número 1 do pedal: iluminação é fundamental para o seu pedal, seja para você enxergar melhor e também para que outros ciclistas, pedestres e, principalmente, motoristas possam ver você, principalmente durante a noite.
Liberdade e tranquilidade
Quem pedala na cidade fica sempre com uma pulga atrás da orelha quando vai a certos lugares. Infelizmente no Brasil não são todos os lugares que contam com bicicletários ou com uma estrutura apropriada para receber a bicicleta – embora isso esteja mudando aos poucos.
Por este motivo, contar com um cadeado resistente e de fácil manuseio é importantíssimo para o ciclista! Não abra mão desta tranquilidade e da liberdade que ele pode oferecer.
Luvas
Outro item que, se você ainda não tem, precisa começar a pensar seriamente é um bom par de luvas. Importantíssimas durante o pedal, as luvas de ciclismo ajudam a proteger as mãos em caso de queda e, ao mesmo tempo, contribuem para o aumento de performance, assim como oferecem conforto e aderência ao guidão na pilotagem.
Vale lembrar que luva é igual tênis: possui diferentes tamanhos. Por isso, é essencial encontrar uma luva que seja do tamanho certo, de acordo com a sua mão.
Bomba de mão
Outro item que não pode faltar no seu kit pedal é a bomba de mão, já que é leve e pode ser carregada por qualquer lugar, ajudando o ciclista na hora da necessidade, para calibrar os pneus.
Uma dica é a Bomba Blackburn Mammoth, com exclusiva tecnologia de bico inteligente AnyValve, que detecta automaticamente o tipo de válvula conectada – Presta, Schrader ou Dunlop.
Com ótima performance, principalmente para pneus de MTB, mas, também para bikes de lazer e urbanas, possui preço bem competitivo, trava e tampa anti-sujeira, corpo de alumínio e alça de empunhadura ergonômica.
Kit remendo
Mesmo com uma boa bomba de mão, às vezes, durante o pedal pode acontecer alguns contratempos, como pequenos furos na câmara. Quem nunca passou por uma situação como esta e precisou empurrar a bicicleta? Isso pede uma outra solução para continuar a curtir o passeio: um kit remendo.
Com aplicação fácil e prática, é perfeito para situações de emergência. Basta lixar a área em torno do furo que será remendado, limpar o resíduo com um leve sopro, aplicar o adesivo e pressioná-lo por, ao menos, um minuto e pronto.
Canivete multifunção
Se você precisa realizar outros tipos de reparos, como ajustes de freio e correntes, por exemplo, você precisa de um canivete multifuncional. Uma ferramenta completa que combina tecnologia com uma gama completa de ferramentas de emergência.
Prático, leve e com alta durabilidade ele possui as principais e mais importantes chaves para ajustes rápidos e consertos emergenciais.
Paralamas dianteiro e traseiro
Engana-se quem pensa que os paralamas prejudicam o desempenho durante o pedal. Importante para proteger o ciclista e a própria bicicleta da sujeira, lama, terra e água, eles contribuem para que a lubrificação da corrente dure mais.
Tendo essas dicas em mente, agora é só aproveitar bem o pedal!
Por Seppia – Editado