Publicado em

Saiba o que fazer para deixar sua bike em ordem.

A manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança dos ciclistas, que pedalam a trabalho, como meio de transporte ou de lazer.

Medidas simples, como lavar o equipamento constantemente e lubrificar sua corrente, por exemplo, podem fazer com que sua bike dure por muito mais tempo, e o proprietário não tenha que gastar com a troca de sistemas inteiros. E, ainda mais importante, garantem a segurança de quem pretende continuar pedalando por aí por muito tempo. Da mesma forma, prestar atenção a ruídos anormais também ajuda na identificação de peças com desgaste.

Confira 4 dicas para cuidar bem da sua bike.

1. Lave sempre.
Elas também precisam de banho, de preferência depois de cada uso. Principalmente após passar por locais com muita poeira ou pegar chuva, pois a água carrega terra e areia, entre outros, e os detritos se acumulam nos sistemas. Toda essa sujeira se mistura à graxa da corrente, formando uma pasta abrasiva, como se fosse um esfoliante, que prejudica também coroas e pinhões, comprometendo as sapatas dos freios.
No final, quando a bicicleta estiver limpa, passe um lubrificante na corrente.

2. Observe os freios.
Se, ao apertar o manete do freio, ele estiver baixo ou quase encostar no guidão, algo está errado: o cabo pode ficar desregulado ou com as sapatas e pastilhas gastas. E o mesmo “sintoma” também ocorre nos freios hidráulicos, cada vez mais comuns, e precisam de ferramentas específicas para o conserto.
Caso tenha dúvida, o melhor é procurar ajuda especializada.

3. Cheque os pneus.
Da mesma forma que acontece com os carros, os pneus de bikes trazem inscrições que indicam, de maneira geral, seu modelo, aro, além de possuir um marcador de desgaste, que varia de acordo com o modelo.
Para checar a calibragem, suba na bike e aperte o pneu, que deve estar firme. Já para ver o desgaste, é preciso encontrar o marcador. Éé importante conferir se os pinos dos pneus estão fechando corretamente, pois são eles que garantem que o ar não irá escapar.

4. Invista na manutenção preventiva.
Não é possível estabelecer uma periodicidade para todas as bikes irem à revisão, por causa da frequência e intensidade de uso, que variam muito de acordo com cada usuário. Se você usa bastante a bike o ideal é fazer uma revisão geral no máximo a cada dois meses.
Além de dar segurança, o hábito previne problemas futuros.

Manter a vida útil da sua bike, não só é uma das melhores formas de economizar, como também, aumentar em muito a sua performance no pedal. Fique atento e deixe sua bike em dia sempre que necessário. Agende sua manutenção aqui na Indy Bike. Conte com nossa equipe especializada e fique tranquilo!