Publicado em

Sabe o que fazer para sua bike durar mais?

1 – Manutenção preventiva
A dica mais importante é sempre realizar a manutenção preventiva da bike. Isso porque, assim como em qualquer outro mecanismo, trocar peças gastas é mais barato do que arrumar um dano maior.

Apertos em geral – Ao menos uma vez por mês, confira o aperto de todos os parafusos da bike.

Suspensão – A suspensão da bike deve ser revisada em um determinado número de horas. A informação está presente no site do fabricante e no manual do componente.

Transmissão – Confira sempre o desgaste da corrente, já que o mesmo acelera o desgaste das coroas e pinhões, que tem substituição mais cara.

Freios – Confira o desgaste de sapatas e pastilhas de freio. Quando estes itens acabam, seus suportes de metal podem danificar o aro da bike ou os discos de freio.

Pneus – Confira a pressão correta dos seus pneus da bike de estrada ou da bike de trilha. Observe o desgaste da banda de rodagem e se eles têm algum corte, que pode colocar em risco sua segurança. Clique aqui para entender como trocar os pneus da bike.

Revisão – Ao menos de três em três meses, é legal levar a bike a uma oficina de confiança, para uma manutenção geral. Nela, serão verificados os estados de cubos, suspensão e todos os outros itens expostos ao desgaste.

 

2 – Limpe a transmissão
Manter a bike limpa é fundamental para que ela tenha menos desgaste, principalmente quando falamos da transmissão. Se não der para fazer uma lavagem completa, convém, ao menos, dar um trato na transmissão, sempre que ela estiver suja.

Em bikes de MTB, é importante lavar com mais frequência, muitas vezes, depois de todos os pedais. Se pegar chuva, a limpeza é obrigatória.

Lave – Use um desengraxante específico para bicicleta.

Seque – Seque a corrente e o restante dos componentes com um pano limpo. Aguarde alguns minutos para lubrificar

3 – Lave a bike
Se possível, lave a bicicleta inteira. Você pode utilizar o mesmo desengraxante da corrente e ir lavando o restante da bike enquanto ele age.

Tire o excesso – A melhor coisa que você pode fazer, após um pedal, é tirar o excesso de sujeira da bike o quanto antes, principalmente no MTB. Muitas vezes, vale a pena bater uma água na bike, antes que o barro endureça – isso facilita muito a limpeza depois.

Lave – Com a bike em pé, comece pela parte de cima, com o selim e o guidão. Depois, vá lavando os tubos da bike, um por um. Enxague tudo e repita, se for necessário.

Seque – É importante secar a bike com um pano limpo e não abrasivo. Evite deixar a bike molhada, principalmente a corrente, que enferruja facilmente.

Lubrifique – Aplique lubrificante na corrente, como explicado acima. Além disso, convém verificar se outros componentes precisam de graxa ou óleo.

Não use lavadores de pressão com o jato direcionado para pontos como os cubos, suspensão e em outros componentes onde a água possa ser forçada para dentro.

Fazer manutenção de bicicleta é algo que deveria virar rotina, sem importar a frequência com a que você pedala, para evitar situações indesejadas

Especialmente antes de fazer uma cicloviagem ou percorrer uma trilha, é praticamente obrigatório dar uma olhada na bike.

Venha fazer a manutenção de sua bike com quem entende! Venha para a Indy Bike. Nosso Centro Técnico Especializado conta com mecânicos treinados e equipamentos de ponta para deixar sua bike em perfeito estado. Boas pedaladas!