Publicado em

Praia, terra ou asfalto? Onde andar de bike?

A bike é um transporte extremamente versátil, anda em praticamente qualquer ambiente que outros meios de transporte possam ir. Porém, há diferenças entre cada tipo de circuito e escolher o ideal para sua pedalada pode ser uma tarefa complicada.

Vamos falar um pouco sobre os terrenos mais comuns que os ciclistas costumam frequentar. Confira qual deles combina mais com o seu pedal!

Terra

O ambiente favorito de muitos entusiastas e veteranos.

A pedalada off-road, em estradas rurais e matas mais fechadas sempre têm grandes recompensas no final – como as cachoeiras!

Como nesses ambientes muitas das modalidades populares não são de velocidade, mas de resistência, é interessante optar por um aro mais largo, como o 29” – que o mantém mais alto e com mais controle. Quadros hard-tail também ganham vantagem pois, apesar de menos conforto de suspensão, mantém o ciclista com uma direção mais responsiva.

As clássicas bikes do estilo Mointain Bike são, sem dúvidas, as mais recomendadas por motivos óbvios: foram desenhadas para esse tipo de ambiente, na distribuição do impacto e controle, elas dão estabilidade em ambiente hostis, mesmo que isso custe um pouco do conforto que há em outros modelos, a adrenalina da modalidade certamente recompensará.

Asfalto

O asfalto tem a vantagem de oferecer velocidade, como único obstáculo os automóveis e, no lugar da resistência da terra, a liberdade de acelerar o pedal!

As rotas mais populares em apps do meio geralmente estão marcadas em asfaltos rodoviários ou híbridos de terra, asfalto e até faixas de praia.

Nas estradas acontecem maratonas e provas de velocidade, que também têm se popularizado muito no Brasil. Poucas coisas se comparam à sensação de atingir uma velocidade muito alta no asfalto.

Para essas atividades, os equipamentos da bike costumam ser diferentes; as mountain bikes ainda costumam aparecer muito nessas modalidades, mas o modelo que mais brilha são as Speeds.

As mountain bikes adequadas para o asfalto devem possuir aros mais curtos, como o de 26”, para atingir uma velocidade maior em menor tempo Já que não haverão grandes obstáculos naturais, você não precisa ficar tão distante do chão. E outra: se o interesse é ganhar aerodinâmica e aceleração, o ciclista de asfalto devesse considerar também um conjunto de vestimentas de ciclismo, por um quadro de suspensão completa, para não deixar o guidão desnecessariamente tenso e propenso a acidentes perigosos.

Outra modalidade urbana popular que se assemelha ao ambiente do asfalto é o downhill – descida de grandes alturas competitivamente, improvisos e manobras em bikes customizadas.

Praia

A praia certamente será um dos ambientes mais recompensadores após uma longa pedalada, ou até o incentivo ideal para começar um.

A areia é menos densa que a terra, ainda sim, vale a pena usar aros largos, de 26” à 29” para ganhar espaço na pedalada e acabar não ficando constantemente atolado com o pneu da frente.

Um grande ponto de interesse das cidades praianas é que geralmente possuem uma costa repleta de belos ambientes.

Certamente você encontrará muitos turistas e entusiastas fazendo roteiros parecidos com o seu.

A areia pode causar alguns danos à sua bike. Por isso esteja, antes de tudo, com o ‘motor’ dela preparado: beba muita água para não ficar desidratado e use protetor solar para não sofrer sob o sol.

Evite usar conteúdos viscosos na bike antes de pedalar na areia, especialmente na coroa, pois a areia acabará grudando com a graxa e te dando dor de cabeça.

Experimente também dar uma murchada leve nos pneus ao andar nas faixas de areia mais fofa – isso dará mais conforto.

É muito importante ressaltar o uso indispensável dos equipamentos de segurança em todas as modalidades de passeio e também uma boa revisão antes de sair para pedalar. Venha ate uma de nossas lojas e conheça nossa linha de acessórios e nosso centro técnico especializado para deixar sua bike em condições ideais.

Boas pedaladas!