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O que você precisa fazer para deixar sua bike rodar mais suave e silenciosa?

Uma bike silenciosa é sinônimo de mais precisão na pilotagem e melhor desempenho nas trilhas. E para deixar a magrela rodando suave, o segredo é um só: descobrir de onde os ruídos estão vindo.

Confira algumas dicas para deixar a sua bike rodando sem ruídos.

1) Inspecione cabos e conduítes

Cabos e conduítes muitas vezes são os maiores vilões dos ruídos. As bikes mais modernas possuem roteamento interno nos quadros, é verdade, mas o fato é que uma MTB têm diversos conduítes: câmbio, freios, canote com altura ajustável, etc.

O primeiro passo é certificar que todos os cabos e conduítes estejam justos e os locais com possível contato no chassi estejam protegidos. Para deixar os cabos mais fixos, você pode usar presilhas de plástico, porém lembre-se de deixar espaço para movimentos de pilotagem. Teste sempre a rotação do guidão antes de apertar as presilhas.

O roteamento de cabo interno pode neutralizar os ruídos em muitos quadros. Se for esse o sistema da sua bike, certifique-se de que o cabo está bem preso em ambas as extremidades. Os cabos podem também trepidar ao longo do chassi, como no chainstays, por isso, coloque uma fina espuma e/ou borracha (corte um pedaço da câmera de ar) sobre o quadro para facilmente silenciar isso.

2) Adicione um revestimento

Nas bicicletas os cabos não devem ser esticados muito apertados. E é essa flexibilidade que pode levar à trepidação do cabo que atinge um quadro. Para resolver isso, existem fitas especiais que podem ser colocadas em pontos específicos. Outra opção é usar um velcro (do lado macio) para dar efeito similar.

Nas bicicletas de downhill, as regiões próximas da corrente são um lugar tradicionalmente barulhento – na descida a corrente luta para manter sua trajetória. Mais uma vez a saída para deixar a bike silenciosa pode ser o revestimento de borracha.

3) Revise os componentes

Uma vez que você tenha revestido os cabos e correntes, e o barulho persista, pode ser o caso de verificar os raios das rodas. Ao longo do tempo, eles podem se soltar e sacudir em seus ilhós. As pastilhas dos freios a disco também podem sacudir dentro de suas calipers, um pouco de graxa na parte de trás da pastilha pode ajudar a amortecer isso.

Considere também a revisão da mesa. Investir em uma chave de torque é uma boa ideia, pois permite que você assegure que tudo esteja preso na tensão correta.

4) Dê atenção ao pedivela

Como principal meio de propulsão, a rotação do pedivela exige uma manutenção no conjunto de rolamentos (movimento central), pois é comum que soltem e façam barulho. Uma boa opção pode ser desmontar tudo, limpar e engraxar as roscas, verificar os parafusos e montar novamente.

A montagem e lubrificação também são recomendadas para barulhos irritantes do conjunto selim e canote. Lembre-se, porém, que muitas vezes pode ser o caso de trocar o selim. Principalmente se os trilhos estiverem soltos ou quebrados.

Fazer a manutenção preventiva evita dores de cabeça e gastos desnecessários. Procure sempre uma oficina especializada. Venha para a Indy Bike e conte com nossos mecânicos especializados para deixar sua bike sempre em ordem. Boas pedaladas!