Se você tem ou está pensando em investir em uma e-bike, com certeza já deve saber que ela é consideravelmente mais cara do que o modelo tradicional.
Desta forma, muitas pessoas acabam acreditando que a manutenção da bicicleta elétrica também é mais dispendiosa e complexa.
Mas será que é assim mesmo que funciona na prática?
Investir em uma rotina regular de manutenção contribui diretamente com o conforto e, sobretudo, com a segurança do usuário.
Além disso, impede que a e-bike perca eficiência e, consequentemente, que o ciclista precise fazer mais esforço físico.
Sem contar que ainda pode ser uma economia a longo prazo.
Afinal, uma manutenção em dia permite que os problemas sejam descobertos geralmente no início.
Manutenção preventiva x Manutenção corretiva
Podemos dizer que, basicamente, existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.
A manutenção preventiva é aquela em que o usuário cuida com frequência da bike, independentemente se ela apresenta algum problema ou não.
Isso porque os problemas são identificados geralmente no início, o que reduz as chances de você ser obrigado a parar para levar a bicicleta para o conserto.
Já a manutenção corretiva consiste nos consertos realizados quando a bike apresenta defeito. Geralmente, ela é mais grave e mais cara.
Apesar de serem diferentes, elas estão interligadas. Afinal, se você investe na manutenção preventiva, você reduz significativamente as chances de precisar da manutenção corretiva.
O motor e a bateria da bicicleta elétrica estão entre os itens que mais merecem atenção.
Para você que quer entender mais sobre a manutenção da bicicleta elétrica, a seguir apresentaremos os principais componentes a serem revisados.
- Motor
- Bateria
- Pneus
- Freios
- Corrente
- Movimento Central
- Luzes e parafusos
Limpeza também faz parte da manutenção da bicicleta elétrica
Prefira limpar sua e bike com pano úmido e não com lavadora de alta pressão
Contudo, alguns cuidados devem ser tomados:
É importante e necessário retirar a bateria antes de dar início ao procedimento.
Certifique-se de que os pontos de contato estão realmente secos antes de recolocar as peças eletrônicas.
Manutenção da bicicleta elétrica: quando e onde fazer?
Alguns componentes devem ser vistoriados constantemente como é o caso dos pneus e correntes, que você mesmo pode dar uma rápida olhada antes de sair para pedalar.
Já a limpeza e inspeção costumam acontecer mensalmente, mas este prazo geralmente é indicado no ato da compra da e-bike.
No entanto, caso sua bicicleta elétrica apresente algum defeito, não tente consertá-la sozinho, recorra a uma oficina especializada, com profissionais especializados.
Deixe sua bike com quem entende! Traga para uma revisão aqui na Indy Bike, contamos com um Centro Técnico Especializado com profissionais qualificados e equipamentos de ponta para deixar sua bike em perfeito estado. Pedale com segurança!