Os freios são um item muito importante de segurança da sua bicicleta, mas como você tem cuidado deles? Você se lembra que eles existem e que precisam de manutenção? Vamos conhecer os modelos mais utilizados e como fazer para mantê-los em perfeito funcionamento.
Modelos de freios
Existem diferentes modelos de freios que equipam as bicicletas atualmente. Os mais usados hoje em dia são o V Brake e o freio a disco nas mountain bikes, e os freios side pull nas estradeiras. Alguns modelos mais novos e modernos de estradeiras estão saindo de fábrica com freios hidráulicos, alguns ainda são side pull, mas já existem vários modelos com freios a disco hidráulicos. Então basicamente os freios se dividem em freios de aro e freios a disco.
Freios de aro
Os freios de aro mais utilizados são o V Brake (geralmente em mountain bikes e bikes urbanas), e o side pull (ferradura), em estradeiras.
Os freios V Brake foram uma evolução dos cantilever, pois seus “braços” são mais longos e possuem uma alavanca bem maior, o que torna esse tipo de freio muito eficiente. Uma grande vantagem desse sistema é o baixo peso e facilidade de manutenção. Os freios side pull são muito usados nas bikes de estrada pois são leves, aerodinâmicos e muito eficientes também.
Manutenção de freios de aro
O que você deve sempre observar nesse tipo de freio, é a condição dos cabos e conduítes, das sapatas de freio, e o alinhamento dos aros, pois como eles funcionam muito próximos dos aros, qualquer desalinhamento pode deixar a sapata de freio esbarrando no aro, deixando a bike lenta.
Você pode limpar e lubrificar os cabos em casa, basta desconectar os conduítes dos batentes do quadro (quando a passagem dos conduítes for externa), aí é só passar uma pano limpo nos cabos e depois lubrificar com um óleo de qualidade. Verifique se as rodas estão alinhadas, senão estiverem é aconselhável levar a uma oficina especializada para realizar este serviço. Os aros devem estar com a área de contato com as sapatas, limpas, pois com o tempo os aros ficam “emborrachados”. As sapatas com o tempo podem ficar “laminadas”, isto é com resíduos de alumínio dos aros, nesse caso você pode dar uma lixada nelas até elas ficarem com o aspecto original.
Manutenção de freios a disco
Os freios a disco podem ser hidráulicos ou mecânicos (a cabo). Os freios mecânicos necessitam de cuidados com as condições de cabos e conduítes, iguais aos V Brakes, e cuidados também com o desgaste das pastilhas, pois nesse tipo de freio só um lado da pinça se movimenta quando o freio é acionado, e se as pastilhas sofrerem muito desgaste e esse ajuste não for feito, o disco pode empenar. É necessário sempre conferir o desgaste para poder regular a distância da pastilha que se movimenta na direção do disco, o que pode ser feito girando um parafuso de ajuste, que se encontra no lado da pinça que se movimenta.
Os freios hidráulicos tem a vantagem das pinças movimentarem as duas pastilhas em direção ao disco, então só é necessário conferir as condições delas para efetuar a troca por tempo de uso. Verifique sempre no manual da sua bike, ou do freio, qual fluído ele utiliza. Recomenda-se trocar o fluído de freio DOT, pelo menos a cada 6 meses, e o fluído mineral ao menos uma vez por ano. Esse serviço de sangria para troca de fluído só deve ser feito por um profissional qualificado, pois se não for bem executado pode comprometer o funcionamento dos freios e a sua segurança.
Freios Side Pull hidráulicos
Esse tipo de freio é uma novidade que está começando a ser utilizado nas bikes de estrada, principalmente da Sram, que a pouco tempo lançou o Sram Red com essa opção de freio. A Magura tem um freio desse tipo para mountain bike, que é muito utilizado por atletas de bike trial.
Mantenha sempre os freios da sua bicicleta em perfeitas condições de uso pois eles são ítens de segurança. Leve sempre sua bicicleta em oficinas qualificadas e pedale com segurança!