Publicado em

Dicas: Como limpar sua caramanhola de ciclismo?

Manter suas garrafinhas limpas e bem higienizadas é a melhor maneira de fazer com que elas durem muito mais!

A garrafinha é um dos componentes mais fundamentais – e as vezes negligenciado – de quase toda bicicleta, seja ela de estrada, de trilha ou para uso urbano.

Mas, apesar de serem baratas, sempre é interessante estender a vida útil delas, e para isso a limpeza é o melhor remédio!

1 – LIMPE DEPOIS DE TODOS OS PEDAIS

Terminou o Pedal? Pegue sua garrafinha e coloque-as na pia, para lavá-la junto com a louça. No dia-a-dia, lave sua garrafinha exatamente como você faz com um copo, usando detergente. O segredo para facilitar é usar uma escova – Os modelos de limpar mamadeiras são ótimos, tendo várias pontas e cerdas diferentes.

Se der, use água quente na limpeza, já que isso ajuda bastante a tirar “a craca” da caramanhola. Aproveite a escova e dê uma atenção especial na tampa, limpando bem entre as ranhuras.

Logicamente, é importante lavar a garrafinha por dentro e por fora.

2 – ALGUMAS GARRAFAS PODEM IR PARA A MÁQUINA, OUTRAS NÃO

Muitas garrafinhas de água podem ser lavadas na máquina de lavar, o que é sempre uma mão na roda. Outras, porém, vão ficar deformadas com a água quente, ficando inutilizadas.

Por isso, antes de jogar a garrafinha na máquina, certifique-se de que ela pode ser lavada desta maneira. As garrafinhas, por serem feitas com plástico de alta qualidade, podem ser tranquilamente lavadas na máquina.

Seja como for, coloque as garrafinhas na parte superior da máquina, ou onde o calor for menor.

3 – DESMONTE A TAMPA

De tempos em tempos, é importante desmontar a tampa da garrafinha para limpa-la por dentro, onde a escova e a bucha não chegam. Nesta parte, o acúmulo de fungos é bastante comum, principalmente por conta do contato com a boca e da falta de limpeza frequente.

4 – NÃO DEIXE A GARRAFA NA BIKE

A pior coisa que você pode fazer é esquecer a garrafinha na bike, principalmente se ela tiver sido usada com malto ou outros suplementos com açucares e outros nutrientes. Nestes casos, apenas um ou dois dias é mais do que o suficiente para o crescimento de fungos e bactérias.

5 – ARMAZENE CORRETAMENTE

Depois de lavar as garrafinhas, armazene-as de cabeça para baixo e sem a tampa, em um local fresco, arejado e longe do sol – até porque, os raios solares atacam e degradam o plástico, seja ele qual for.

Lembre-se também de abrir o bico da válvula, para evitar que a umidade fique acumulada dentro dela.

6 – GARRAFINHAS DA BIKE DO ROLO

Não se esqueça que as garrafinhas da bike que você deixa no rolo também devem ser limpas com frequência, mesmo que elas sujem muito menos do que as que vão para a rua ou para a trilha.

No caso da bike do rolo, use apenas água nas garrafas, e deixe eventuais suplementos em uma garrafa separada ou em um outro recipiente que possa ser limpo com mais facilidade – coqueteleiras de academia são ótimas neste quesito.

7 – E A ÁGUA SANITÁRIA?

Usada corretamente, a água sanitária é uma ótima maneira de higienizar basicamente qualquer coisa, inclusive suas garrafas de água. Para este uso, dilua 25Ml do produto em um litro de água e deixe em um recipiente limpo.

Depois:

-Desmonte a tampa da garrafa e jogue a válvula lá dentro;

-Encha a garrafa quase com a solução quase até até a boca e feche a tampa;

-Pela abertura da válvula, “complete o nível” até transbordar de leve e deixe de molho – pelo bem de seus objetos e roupas, faça isso dentro do tanque da área de serviço;

-Depois do molho, não se esqueça de lavar tudo muito bem, com água em abundância.

Dica: Use luvas para manusear a água sanitária e, se ela entrar em contato com a pele, lave imediatamente.

8 – TROQUE SUAS GARRAFAS COM FREQUÊNCIA

A melhor maneira de ter uma garrafinha perfeitamente limpa é ter uma garrafinha nova. Por isso, se notar o surgimento de fungos ou ela já estiver vazando pela válvula, pela rosca ou com o gosto ruim, troque sua garrafa e não esqueça de jogar a sua fora no lixo reciclável.

9 – CUIDADOS COM MOCHILAS DE HIDRATAÇÃO

Diferente das garrafas, as bolsas das mochilas de hidratação não devem ser lavadas na máquina, e também não é legal colocar nem cândida e nem suplementos dentro dela. Por isso, mantenha a bolsa da sua mochila sempre limpa com o Kit Limpeza para Refil de Hidratação.

Ele vem acompanhado de uma escova, de um limpador especial para a mangueira e ainda uma estrutura que mantém a bolsa aberta, evitando a umidade e o surgimento de fungos.

Bom, uma caramanhola de ciclismo é um acessório barato e muito utilizável. Em todo caso, ter várias garrafas também é uma ótima ideia para que você não se veja sem uma garrafa quando sai para pedalar, seja um pedal passeio ou treino. Claro, não deixe as caramanholas sujas porque o trabalho com a limpeza vai se acumular. Boas pedaladas!

Fonte: Canal de Bike