Uma certa dúvida sempre paira no ar, ou melhor, na mente de todo ciclista: será que compensa mais fazer um upgrade de peças ou comprar logo uma bicicleta nova? Isso acontece muito com quem investe em uma bike de entrada e com o passar do tempo vai sentindo que ela está pedindo algumas mudanças.
Neste caso, é sempre bom colocar na balança se as trocas valem a pena ou não.
Fazer um upgrade de algumas peças é sempre muito válido. Alguns componentes podem realmente dar uma outra vida a sua bicicleta, melhorar a performance e até transformar a maneira como você pedala. Confira alguns itens que podem ser trocados:
• Guidão
Capaz de garantir o conforto e o equilíbrio necessário, o guidão é um daqueles itens que podem ser sim, modificados. Existem diferentes tipos de guidão, cada um deles voltado para um tipo de modalidade. Claro que, para trocar, é preciso compreender como ele funciona.
• Pneus
Pneu careca ou muito desgastado prejudica não apenas a performance, como coloca em risco a vida do próprio ciclista. Existem vários tipos de pneus e cada um deles é voltado para um tipo de terreno. Confira se realmente o modelo atual é compatível com a sua modalidade de prática ou se é melhor investir em uma outra categoria.
Se você quer fugir de qualquer dor de cabeça enquanto pedala, o ideal é converter os seus pneus para tubeless. Claro, é preciso conferir se o seu modelo atual permite a mudança.
• Substitua o cassete e a corrente
Um dos componentes responsáveis pela transmissão de forca para a bicicleta, o cassete é um conjunto de rodas dentadas. No mercado existem diferentes modelos de cassete que variam de tamanho.
É possível encontrar alguns com 10 ou até 51 dentes. Mas, antes de sair comprando o ideal é prestar bastante atenção em como funciona o padrão de encaixe e combatividade entre os grupos.
• Instale um pedal com clip
Com a função de oferecer uma maior estabilidade e posicionar da maneira correta os pés no pedal. Porém, faz toda a diferença. Com ele, é possível garantir uma maior pressão nos pedais, o que gera uma maior velocidade e potência. Além disso, ele promove um maior controle para quem pedala, ajudando a ultrapassar obstáculos com maior facilidade.
• Transforme o sistema de freios
Não tem como negar a importância de ter um bom freio. A confiança nele é que permite você a alçar novos desafios no pedal. Por isso, se você está sentindo desconforto nas mãos ou percebe que ele não está respondendo bem aos seus comandos. Não insista. Troque por um melhor!
Ainda para quem já possui um freio que tenha o sistema por disco, é possível aumentar o tamanho da esfera. Mantendo as pastilhas e as pinças, essa mudança melhora o desempenho da bicicleta por um custo bem acessível.
• Troque o selim
Tudo tem um começo, um meio e um fim. Mas, tem muitos ciclistas que insistem em não aceitar que a hora final do próprio selim, chegou. Só desapega mesmo quando realmente não tem mais jeito e o selim velho começa a prejudicar demais o treino.
Se você esta interessado em fazer um upgrade na sua bike primeiro é sempre bom começar a fazer as pesquisas sobre cada uma das peças para não sair no prejuízo. Consulte sempre uma loja de confiança. Venha visitar a Indy Bike e fale com nossos consultores que vão ajudar na escolha das melhores peças para sua bike.