Publicado em

Como escolher um bom capacete de bike e como ajustá-lo?

O uso de equipamentos de proteção é de extrema importância em qualquer atividade e no ciclismo não é diferente. O capacete é um dos equipamentos de proteção mais comuns e tem papel muito importante na sua segurança.  Igualmente importante, é saber escolher e ajustá-lo, a fim de obter benefício total do mesmo. Muitos praticantes dispensam o uso do capacete por diversas questões, seja pela aparência, falta de costume ou desconforto. Estes, podem ser causados pelo ajuste irregular.

Vamos te ajudar com estas questões com algumas dicas.

Escolhendo o modelo

Obviamente, o modelo de capacete ideal vai variar de acordo com a modalidade de ciclismo que você vai praticar. Aqui em específico, vamos utilizar o capacete para Mountain Bike/Cross Country/passeio como exemplo, mas algumas destas dicas também poderão ser aplicadas a outros modelos.

Capacete para Mountain Bike

Um bom capacete deve oferecer um equilíbrio entre proteção, cobertura, ventilação e conforto. A combinação destes fatores irá lhe proporcionar os benefícios necessários.

Vamos analisar o que cada um destes fatores significa.

Proteção

Ao adquirir um equipamento de proteção, o principal benefício que você está procurando, obviamente, é a proteção. Isso depende de vários aspectos, que acaba por abranger a combinação dos fatores mencionados na seção acima (cobertura, ventilação e conforto).

Deve-se levar em consideração o material e processo utilizado na fabricação do capacete. Há uma variedade de materiais, cada qual com sua característica específica, como peso, densidade e até resistência.

A grande maioria dos capacetes é fabricado em EPS – poliestireno expandido, fibra de vidro ou plástico. Outros materiais ainda podem ser utilizados, mas esta é uma variável que depende do fabricante. O importante é que o capacete seja desenvolvido para absorver impactos.

Como as tecnologias, processos e materiais de fabricação que muito influenciam no desempenho, também influenciam no preço, o ideal é analisar o que você procura. Que tipo de modalidade você pretende praticar? O que você procura num capacete? Quanto deseja investir?

Depois de definir estas questões, a dica que pode ser aplicada a todos os tipos de capacete é verificar se o mesmo possui certificados de qualidade. Lembre-se, não escolha um produto apenas pelo preço, afinal, o capacete é um investimento!

Cobertura

Ainda no que diz respeito à proteção, o capacete ideal deve oferecer uma cobertura considerável. De nada adianta usar capacete se ele cobre somente uma pequena parte da sua cabeça.

Os capacetes de Mountain Bike são “abertos” e não envolvem todo o crânio, pois parte-se do princípio que esta modalidade não oferece altíssimos riscos por não envolver alta velocidade, saltos e outras situações de perigo.

Ventilação

Um bom capacete deve oferecer ventilação adequada. Esta não é somente uma questão de conforto, mas de saúde, pois é preciso considerar a transpiração que o couro cabeludo necessita durante a realização de um exercício.

Por isso, procure um capacete com diversas entradas e saídas de ar, proporcionando assim a ventilação adequada.

Conforto

Como já mencionado anteriormente, os 4 fatores (proteção, cobertura, ventilação e conforto) se completam, já que as coberturas ideais aliadas à ventilação adequada oferecem conforto, e por consequência, proteção.

Na questão do conforto, é preciso considerar tanto o encaixe do capacete na cabeça quanto suas fitas de fixação. O capacete deve permanecer firme na cabeça sem apertar em nenhum dos lados. O ideal é que mesmo sem as fitas, o capacete permaneça na sua cabeça, embora você deva utilizá-lo com todos os itens de segurança.

O tamanho também é muito importante para a proteção e conforto. Para encontrar o seu tamanho ideal, meça a circunferência do seu crânio com uma fita métrica, 2,5cm acima de sua sobrancelha. Depois, veja se há compatibilidade com os tamanhos informados pelo fabricante.

Ajuste do capacete

Não somente é preciso usar o capacete, mas saber usá-lo corretamente, o que lhe proporcionará conforto e proteção adequada.

A maioria dos capacetes oferecidos no mercado atualmente possuem um dispositivo de regulagem na parte de trás. Este, deve estar corretamente ajustado às suas necessidades e não deve estar apertado ou folgado. Deve manter o seu capacete na posição central e firme, o que auxiliará ao mantê-lo no lugar em trepidações, por exemplo.

As fitas de fixação também devem estar corretamente ajustadas ao tamanho que você precisa. Sua orelha deve ficar no meio do “triângulo” lateral e a ponta de encontro destas duas faixas devem estar logo abaixo da orelha, próximo à sua mandíbula.

A parte que oferece suporte à parte superior deve passar abaixo do seu queixo e não deve ficar firme e nem muito solta. O recomendado é ter uma folga de 2 à 3 dedos, o que será suficiente para manter o capacete na sua cabeça e não lhe causar desconforto.

Após considerar todos estes fatores, você certamente terá um ótimo equipamento que lhe proporcionará uma proteção adequada.

Se ainda tem dúvida sobre qual o melhor capacete para você, visite uma de nossas lojas e converse com nossos técnicos, eles vão ajudar na melhor escolha e na qualidade.