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Como escolher sua primeira bicicleta

Saber o que você quer da bicicleta é o primeiro (e mais importante) passo para a escolha da sua companheira do asfalto ou das trilhas.

Entrar hoje em uma loja de bicicletas é como escolher o carro na concessionária. Tipos, modelos, tamanhos e acessórios existem aos montes e para todos os bolsos. A melhor bike, no entanto, deve ser aquela que mais se adequa à forma como você pretende usá-la. O custo também é importante e deve ser condizente com o seu bolso, e deve evitar gastar aquela fortuna ao investir na sua primeira bike. Comprar uma bicicleta ruim, ou que não condiz com o uso que fará dela, é o primeiro passo para você deixá-la encostada acumulando poeira.

Saiba o que você quer para sua bicicleta

A primeira escolha é a mais simples. Se o seu objetivo for treinar ou fazer uma atividade aeróbica complementar à musculação, você poderá optar pela mountain bike ou pela bike de estrada. A primeira é um curinga do ciclismo.: encara desafios em qualquer terreno e condição, na cidade ou fora do asfalto. Ela conta com muitas marchas na relação de transmissão, que permite achar sempre uma marcha ideal tanto nas subidas quanto nos trechos de velocidade. Já a bike de estrada potencializa a velocidade e prioriza o desempenho, e deve ser o foco de quem busca um treinamento regular e resistência aeróbica. Como o nome sugere, estradas com pisos nivelados é seu habitat.

Agora, se o propósito for apenas dar um giro nos fins de semana ou usá-la como meio de transporte na cidade, opte por bicicletas urbanas ou modelos híbridos, com geometria mais simples, bagageiro e guidão alto favorecendo o conforto. As mountain bikes também são opções adequadas.

Componentes

Após definir o tipo de bicicleta, é importante analisar os seus componentes antes da compra. A qualidade e o equilíbrio entre eles variam muito, determinando o valor final da bicicleta. Quanto mais leves e resistentes forem os componentes, mais caras ficam as bicicletas; bicicletas com componentes de qualidades semelhantes têm custos finais próximos. A recomendação dos especialistas é: defina uma faixa em torno do valor a ser investido, e sempre tente comprar a melhor bicicleta cujo preço situe na parte superior da faixa.

Sob medida

Bicicletas grandes demais ou pequenas para o sua estatura podem ser causa de dores e desconforto. Não adianta comprar uma bicicleta muito cara, ou aproveitar uma promoção, se ela for do tamanho errado. Perde-se rendimento e possíveis dores podem fazer você parar de pedalar.

Muitas lojas especializadas oferecem o serviço de bike fit, que ajusta a bicicleta à estatura do ciciista O tamanho correto do quadro, o ajuste correto da altura do selim, da distância do guidão, do pedivela e de outros componentes, aumentam o conforto e o prazer de pedalar, e previnem lesões. Confira abaixo alguns ajustes importantes:

Guidão – Baixo, ele favorece o rendimento (no caso de uma bike de estrada). No entanto, pode causar tensão na região lombar e no pescoço, tanto no trapézio quanto na cervical, além de sobrecarregar os tríceps. Alto, o guidão aumenta o conforto e também a resistência do corpo ao ar. Embora muitos usem o antebraço como medida entre o selim e o avanço (ou mesa), a prática é controversa. Alguns especialistas preferem usar o joelho como referência. Sentado na bike, com um dos joelhos à frente e apoiado no pedal (paralelo ao chão), a patela deve estar alinhada ao eixo do pedal. Já o guidão deve bloquear a visão do cubo (centro) da roda da frente, de forma a não causar uma hiperextensão no pescoço.

Quadro – O tamanho de uma bicicleta está relacionado diretamente ao seu quadro. Se muito curto, ele gera insegurança e desequilíbrio; se longo, pode ocasionar dor na região lombar. Para encontrar o tamanho certo de quadro, deve-se medir o “cavalo” do ciclista – que vai do início da região interna da coxa até o pé. Com essa medida, faça a seguinte conta:

  • Em bike de estrada: multiplique a altura do cavalo por 0,65. O resultado é dado em centímetros.
  • Em mountain bike: subtraia 10 cm da altura do cavalo e divida por 2,54 (uma polegada). O resultado é em polegadas.

 Selim – É o banco da bicicleta. Quando muito alto, força a virilha e as panturrilhas, esticando o tendão calcâneo e dificultando a descida da bike. Se baixo, força demais a patela, os ligamentos e tendões e prejudica a potência da pedalada. Mantenha-o na altura da crista ilíaca da bacia. Quando sentado, a perna deve ficar estendida, mas relaxada, com o calcanhar apoiado no pedal. Para se certificar, pedale para trás nessa posição. Se o quadril se movimentar, é porque o selim ainda está alto.

Aproveite bem essas dicas e boas pedaladas!