O uso da bicicleta como meio de transporte e mobilidade cada vez mais presente, o ciclista por vezes depara-se com questões técnicas, as quais ainda não tem conhecimento. São, em geral, dúvidas simples e pequenas intervenções na bike, onde uma simples orientação de como fazer contribui para a durabilidade da magrela. Estas manutenções de caráter preventivo encaixam-se no conceito americano, o popular faça você mesmo.
Em primeiro lugar, vamos conceituar o que é calibragem. Para simplificar, é a pressão indicada pelo fabricante a qual o pneu deve estar submetido, ou seja, não é a quantidade de ar dentro do conjunto câmara/pneu, que seria medida em volume, cm³, por exemplo.
As paredes da câmara/pneu exercem uma barreira à saída do ar do seu interior (ação). Em contrapartida, as moléculas de ar aprisionadas forçam as mesmas na proporção em que vão ficando comprimidas com a entrada de mais ar no sistema (reação). É a pressão, que é mais comumente medida em P.S.I ou BAR.
Dessa forma, quanto menor a capacidade em volume do pneu, maior a pressão a qual será submetido. Por isso um pneu fino para bikes de ciclismo precisa de maior pressão do que pneus de bicicletas de uso misto ou mountain bikes.
Outra dúvida comum é quanto ao sistema de válvula presente no sistema câmara/pneu. Existem dois principais: o sistema Presta (fino) e o sistema Americano / Schrader (grosso). Este último é o mesmo utilizado em carros e motos, sendo o mais comum em bicicletas tradicionais, e o sistema Presta é encontrado principalmente em bicicletas de uso mais esportivo.
Na prática, o ciclista, ciente destas informações básicas, só precisa olhar na lateral do pneu qual a pressão máxima recomendada pelo fabricante, identificar a unidade de medida e munido de uma bomba com manômetro (ponteiro indicador) compatível com a válvula da bike realizar a calibragem.
Uma boa dica é adquirir uma bomba com o manômetro com as duas unidades de medida e com os dois tipos de bico. São fáceis de encontrar.
Caso já tenha uma bomba e esta seja somente compatível com bico grosso, é possível adquirir um adaptador para calibrar bico fino.
A válvula do tipo Presta precisa ser preparada para o enchimento, bastando soltar a rosca para entrada do ar antes de acoplar a bomba. Já na válvula do tipo Americano o sistema é automático.
Ao atingir a pressão desejada, desacople a bomba, reestabeleça a posição da válvula no caso da Presta e reponha a tampa plástica, lembrando que esta “tampinha” não segura o ar, somente impede a entrada de água e sujeira que podem danificar a mesma.
Pronto! Seu pneu está calibrado. Dentro do máximo recomendado, o ciclista tem uma margem para atender seu gosto, evite uma calibragem muito abaixo do indicado pois torna a bicicleta mais “pesada” para se pedalar.
Caso o pneu/câmara perca ar com facilidade, é possível que o mesmo esteja furado ou com a válvula danificada. Procure uma oficina para reparo ou troca da mesma.
Verifique periodicamente a calibragem e sempre antes de um pedal mais longo, no caso de embarcar a bike para uma viagem de avião, esvazie totalmente o pneu e calibre quando chegar ao destino, pois a pressão interna está sujeita a alterações de clima, temperatura e altitude.
A calibragem correta dos pneus proporciona uma melhor performance durante a pedalada. Use corretamente a bicicleta e bom pedal!
Psi, forma abreviada do inglês pound force per square inch, ou libra-força por polegada quadrada, é a pressão resultante da força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.
BAR é a unidade de medida relacionada à pressão atmosférica, medida pelo aparelho barômetro.