Muitos ciclistas andam com o câmbio traseiro fazendo barulho, mudando de marcha sozinho, ou demorando demais para as marchas principalmente nas subidas, quando precisamos fazer a troca rapidamente.
Andar com os câmbios desregulados fazendo aquele barulinho chato é terrível, principalmente porque já faz tempo que câmbios são indexados, onde um click representa uma mudança, mas tem muito ciclista que anda assim por não conhecer os ajustes ou por medo de piorar a coisa.
Aqueles pequenos parafusos, que geralmente são para chave Philips, com inscrições “H” e “L” comandam a regulagem do limite de avanço e retrocesso máximos do transportador da corrente (peça com duas roldanas por onde a corrente passa no câmbio traseiro).
Cada parafuso desses regula um “batente” para impedir que o câmbio entre nos raios da roda ou que a corrente caia entre as engrenagens (catraca) e o quadro.
O parafuso com a inscrição H (high) – ALTO, representa o batente das marchas pesadas (pinhão pequeno) na catraca ou cassete, ou coroa grande do pedivela.
O parafuso com a inscrição L (low) – BAIXO, representa o batente das marchas leves (pinhões grandes) na catraca ou cassete, ou coroa menor do pedivela.
Ajustando o câmbio traseiro
A dificuldade de entender o processo de ajuste dos parafusos dos batentes deve-se ao fato deles ficarem muito escondidos.
É muito importante manter essas regulagens bem ajustadas para que as trocas de marchas sejam precisas e confiáveis.
Esse ajuste está baseado no perfeito alinhamento das roldanas (polias) do transportador da corrente, com os pinhões (engrenagens da catraca ou cassete). Para entender melhor o funcionamento do câmbio, movimente manualmente a passagem de marcha empurrando o câmbio pela ponte de ligação (peça central do câmbio, onde vai a marca do fabricante). O mais importante é verificar se há alinhamento entre a polia de cima e os pinhões (primeiro e último). Se não houver alinhamento, ajuste os parafusos (H) e (L) mantendo o câmbio nas respectivas posições até concluir as voltas nos parafusos.
O cabo deve estar na tensão exata, se estiver frouxo, não puxa o cambio na medida certa, não fazendo a troca da marcha, se estiver esticado demais, muda mais de uma marcha de cada vez. Nos dois casos o barulhinho chato volta a atacar.
Se você ajustou corretamente os parafusos dos batentes e seu câmbio ainda está fazendo barulho ou apresentando alguma anomalia, a gancheira de câmbio (peça do quadro onde o câmbio é fixado) pode estar torta ou desalinhada. O próprio câmbio pede estar torto, nesses casos recorra a uma oficina de confiança para fazer o reparo.
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