O trânsito cada vez mais caótico das grandes e pequenas cidades em todo o Brasil faz com que o número de pessoas que estão trocando seus carros pelas bicicletas aumente muito a cada dia.
Se você está querendo se tornar um ciclista, independente do motivo, tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas pode ajudar a economizar dinheiro e tornar sua experiência muito mais agradável.
Confira algumas dicas.
Compre uma bicicleta adequada.
Você pode, mas não precisa investir de cara em uma bike top de linha para começar a pedalar.
Antes de comprar a sua bicicleta, caso você ainda não tenha uma, é necessário definir qual o tipo de ciclismo que você pretende praticar.
Para quem quer apenas passear pelos parques e ruas da vizinhança, uma bicicleta simples que pode ser encontrada em qualquer loja é mais do que suficiente.
Já para aqueles que querem participar de competições, ou percorrer trilhas, é necessário um tipo de bicicleta específico para cada uma dessas práticas, que provavelmente demandará um investimento um pouco maior.
Utilize acessórios e roupas ideais para a prática do ciclismo.
É claro que você pode simplesmente montar na sua bicicleta e sair pedalando por aí sem se preocupar com o que estamos dizendo nesse artigo.
Mas para quem quer realmente se tornar um ciclista, utilizar equipamentos e acessórios que tornam a prática do ciclismo mais confortável e segura.
O primeiro item obrigatório de todo o ciclista é o capacete. Procure um modelo que tenha boa ventilação e seja confeccionado com material de excelente qualidade.
Camisetas, óculos e luvas também fazem parte do traje do ciclista, e precisam ser sempre de material de boa qualidade. Procure sempre os produtos que sejam mais leves, ventilados e resistentes.
Aprenda mecânica básica.
Você não precisa se desesperar e procurar um curso de mecânica para só depois começar a pedalar.
O que você precisa é saber fazer alguns reparos simples e básicos que podem te ajudar a não ficar em uma situação complicada.
Aprenda a trocar ou consertar uma corrente, reparar ou substituir um pneu ou uma câmara de ar e fazer regulagens de câmbio e freios.
Com esses reparos básicos dificilmente você vai ter de voltar para casa empurrando sua bicicleta e correndo riscos desnecessários dependendo da região onde você se encontra.
Entenda quais são os seus limites.
Esse ponto é extremamente importante, e caso isso não fique claro para você a sua experiência com o ciclismo pode ser desastrosa.
Lembre-se que você é um iniciante, então não existe uma razão para querer começar percorrendo um Tour de France, ou participando de uma prova em uma pista de corrida no escuro.
O ideal é iniciar com percursos curtos, em regiões já conhecidas. Assim você começa a fazer com que seu corpo se habitue ao tipo de exercício físico realizado durante o tempo em que você está pedalando.
Agora é hora de preparar sua bike e sair pedalando com segurança e aproveitando ao máximo. E lembre-se de sempre fazer uma manutenção periódica na sua bike, ela vai ajudar a ter mais segurança durante os pedais.