Com o crescimento do número de bicicletas rodando pelas ruas do Brasil, os ciclistas estão conquistando cada dia mais espaço e respeito. O duro é que essa visibilidade traz também o ônus da exposição à violência urbana, com consequente aumento de assaltos e roubos – característica comum para qualquer cidade do mundo que viu o uso da bicicleta decolar.
Segundo alguns especialistas, uma vez ou outra acontecem esses picos de violência contra quem pedala, seja por que entram no mercado equipamentos importados mais caros, seja por que saem na mídia informações que fazem o ‘olho deles crescer’, ou simplesmente por que a tecnologia de trancas e cadeados fica defasada em relação à criatividade dos assaltantes.
De qualquer modo, a onda das bicicletas fez com que os ciclistas virassem a bola da vez, para o bem e para o mal. Selecionamos algumas dicas para você não entrar na triste estatística de pessoas que perderam suas bikes.
– Compre uma boa tranca! Antes mesmo de adquirir uma bicicleta é essencial ter um bom cadeado. Cabos de aço (com qualquer espessura) são fáceis de cortar, então use-os como “auxiliares” para prender rodas de blocagem ou selim, mas nunca os utilize como a trava principal. A regra básica aqui é dificultar ao máximo a vida do ladrão.
Recomendo fortemente comprar as travas no modelo “U” feitas de ferro maciço e difíceis de quebrar. A desvantagem delas é o peso e a pouca flexibilidade de prender em qualquer lugar.
– Use cadeados de qualidade. Não são à prova de furto, mas aumentam bastante as chances do ladrão ser bem-sucedido. Não economize na compra de cadeados. É um erro achar que uma corrente de elos simples presa por um cadeado de banca vai proteger sua bike. Quem está na rua para furtar bikes está muito bem preparado para arrombar a maioria dos cadeados do mercado.
O mais recomendado é utilizar dois tipos de cadeados. O primeiro e mais resistente é o U-Lock. Composto de duas partes separáveis, o U-Lock é o que vai garantir a segurança do seu quadro e roda traseira.
O segundo é um cabo de aço, que será usado em conjunto com o U-Lock, e dará proteção para sua roda dianteira e quadro.
Dê preferência às trancadas a chave e evite aquelas com combinação por senha, pois com tempo e paciência é possível adivinhar a senha escolhida.
Um conjunto como esse é a melhor forma de evitar o furto da sua bicicleta. Preso da maneira correta, levará muito tempo e ferramentas adequadas para furtar a bike, sendo suficiente para chamar atenção
Infelizmente não. É impossível estar totalmente seguro. Mas seguindo estas dicas, você vai tornar da sua bike uma das piores opções de furto para os ladrões, se não a pior.
Venha conhecer a linha de cadeados de segurança na Indy Bike e caso tenha dúvidas estaremos a sua disposição para uma boa consultoria.