Publicado em

Revisão da bike é um assunto sério!

As bicicletas com o passar do tempo, vão se deteriorando, algumas peças param de funcionar, deixando a experiência do pedalar mais difícil. Por incrível que pareça, uma bicicleta suja, sem cuidados, atrapalha, e muito, no desempenho durante os treinos.

Muita gente confunde lavagem com revisão. Um check-up de verdade consiste em checar folgas nos componentes. Para isso, é necessário desmontar os componentes e checar um a um.

Uma boa revisão na bike pode te salvar de muitos apuros.

Veja aqui os itens necessários que devem ser revisados

Corrente
Quando a corrente já está chegando no seu limite, ela começa a estalar e podem acontecer aquelas pedaladas em falso durante uma subida. Esse tipo de situação normalmente ocorre quando existe uma dificuldade no encaixe dos dentes das coroas e das catracas, o que pode causar acidentes graves como uma queda, além de diminuir o rendimento.

Se perceber algum desses sinais, leve sua bike imediatamente para a manutenção especializada. Provavelmente será preciso trocar o item, mas não é preciso se preocupar, pois é possível encontrar ele com valores acessíveis.

Calibragem de pneus
A calibragem dos pneus de bicicleta é sempre recomendada, principalmente antes de sair para pedalar. Manter eles bem calibrados ajuda a evitar os furos e ter mais segurança durante os passeios. Perder a pressão conforme o tempo passa é normal, o que pode ser preocupante é quando eles perdem ela rapidamente.

Então sempre mantenha um controle e verifique a pressão dos pneus antes de sair de casa. E quando possível, faça a verificação ao lado de um profissional para saber exatamente a pressão necessária para não danificar o item, sempre considerando o peso do ciclista.

Freios
Seja um modelo com freios a disco ou com pastilha, quando aparece aquele ruído na hora de frear ou o processo não tem o desempenho esperado, pode ser o sinal de que o componente deve ser trocado. No caso das pastilhas, o recomendado é que elas sejam substituídas quando chegam a 60% da sua espessura original.

As bikes com o sistema hidráulico precisam que o fluido seja trocado pelo menos uma vez ao ano ou quando for verificado alguma alteração na qualidade das frenagens.

Marchas desreguladas
Quando isso acontece, surge um barulho incomum durante a troca e as pedaladas se tornam muito mais instáveis. Nesse momento, é preciso realizar um reparo no sistema, deixando ele regulado novamente.

Esse é um procedimento que deve ser realizado em oficinas por pessoas capacitadas, então nada de tentar fazer isso em casa, pois isso é um processo complexo e que necessita de muito conhecimento para ser feito.

Suspensão
Se o guidão da sua bike está sofrendo com maiores impactos, é a hora de realizar a manutenção. Ela é uma peça muito importante, responsável por reduzir os efeitos dos choques — como ao passar por buracos — durante os trajetos. Esse reparo deve ser feito também logo na primeira revisão preventiva, que precisa ser realizada após as 50 horas de uso.

Prolongar o tempo útil da sua bike com as revisões frequentes, além de ajudar você a economizar com maiores problemas, também irá melhorar o desempenho geral da sua bicicleta, tornando os passeios ainda mais prazerosos.

Tenha sempre em vista um bom lugar, no qual você tenha plena confiança, para a execução de uma revisão completa, principalmente se sua bicicleta conter peças muito sofisticadas e caras.

Aqui na Indy Bike você conta como uma oficina especializada para fazer a revisão e manutenção da sua bike. Venha conhecer nosso Centro Técnico Especializado com mecânicos treinados paras deixar sua bike em ordem.