Publicado em

POR QUE REGULAR OS FREIOS A DISCO

Todo ciclista sabe a importância dos freios. Mas, para garantir que eles estejam funcionando perfeitamente quando você precisar, é fundamental realizar uma manutenção periódica. E nesse ponto, não é incomum encontrarmos pessoas com dúvidas sobre como regular freio a disco.

Conforme se passa o tempo e os quilômetros, os freios a disco podem começar a perder um pouco da sua eficiência. Ou seja, você pode notar que precisará de mais tempo de frenagem e que terá menor controle sobre a bike.

Isso acontece porque os freios a disco usam pinças presas ao quadro ou ao garfo e rotores, montados nas rodas. Quando o freio é acionado, a pinça aperta as pastilhas contra o rotor e a fricção reduz a velocidade do giro das rodas.

Se algum desses equipamentos não está bem regulado, o seu freio poderá não funcionar como deveria – e isso pode significar acidentes e falta de segurança.

COMO REGULAR FREIOS A DISCO HIDRÁULICOS?

Os freios a disco podem ser hidráulicos ou mecânicos.

Os hidráulicos são os freios com funcionamento a óleo. Assim, seu acionamento se dá por um pequeno reservatório que fica acoplado ao manete e injeta o óleo específico de freio para bikes na pinça. Como resultado, temos uma frenagem mais segura e precisa.

PINÇA

Para evitar que seu freio fique pegando, pode ser necessário ajustar a posição da pinça em relação ao disco. Os passos são:

  • Girar a roda e ouvir se o disco está pegando;
  • Caso esteja, soltar os dois parafusos allen que fixam a pinça no lugar, apertar o freio e (mantendo-o pressionado), reapertar os parafusos de modo a centralizar a pinça;
  • Caso o processo não funcione, repita-o mais algumas vezes;
  • Se o disco continuar pegando, faça o ajuste manual da pinça, com os parafusos semi-apertados até você encontrar a posição correta;
  • Se não resolver, verificar se o disco não está empenado. Caso o disco esteja reto, o melhor é levar a bike a um mecânico de confiança.

ALCANCE

Alguns modelos de freio a disco hidráulico têm regulagem de alcance, deixando o manete mais longe ou mais próximo do guidão. Essa é apenas uma regulagem de posição, ao deixar o manete mais próximo do guidão, isso não significará um freio mais apertado.

O ideal é fazer o ajuste para que você consiga apertar o freio com precisão e conforto.

PONTO DE CONTATO

Essa regulagem consegue modificar o ponto de contato das pastilhas no disco. Assim, é possível variar o quanto você terá de apertar o manete antes das pastilhas tocarem o disco. A regulagem é pessoal, já que há ciclistas que preferem o engate mais rápido e outros gostam de ter um pouco mais de movimento nas mãos.

COMO REGULAR FREIOS A DISCO MECÂNICOS?

Os freios a disco mecânicos são tão bons e eficientes quanto os hidráulicos, desde que eles estejam bem instalados e com as pastilhas bem ajustadas ao disco.

Esse freio é aquele acionado por cabo de aço, com movimento de apenas uma das pastilhas. Então, durante o ajuste, o disco precisa ficar bem próximo da pastilha fixa, pois a pastilha móvel tem um bom curso de avanço, levando o disco até a pastilha fixa.

PARAFUSOS DE FIXAÇÃO DA PINÇA

A maioria dos casos conta com um parafuso allen comum com uma arruela lisa presa no parafuso. Em alguns, contudo, os freios são equipados com arruelas orbitais no parafuso, o que facilita encontrar a posição da pinça.

Essas arruelas são as mesmas usadas nas sapatas de freio V-brake – e elas permitem múltiplas posições. Com elas, você poderá apertar o parafuso até o final, sem modificar o posicionamento da pinça.

O parafuso com arruela lisa acaba modificando a posição que você tinha optado, pois, ao final do aperto, o parafuso forçará a pinça a encostar na arruela plana, sem possibilidades de realizar pequenos ajustes de ângulo.

No caso das arruelas orbitais, basta instalar a pinça sem apertar até o final. Depois, acionar o manete de freio e segurar. Em seguida, mantendo segurado, aperte os parafusos. A pinça se ajustará no disco, deixando tudo centralizado.

PASTILHAS

A pastilha móvel (externa) pode ser ajustada pelos esticadores de cabo nas manetes ou na pinça (alguns modelos de freio a disco tem essa opção). Assim, você poderá deixar o freio mais alto ou mais baixo, alterando a sensibilidade nas manetes.

Para fazer o ajuste de avanço ou de recuo da pastilha fixa (interna), você deverá usar uma chave allen 5 mm e realizá-lo por trás da pinça. Não é preciso retirar a roda, é só posicionar a chave por trás dos raios da roda.

Existem modelos de freios que emitem um “click” quando você gira a tampa ou o parafuso de ajuste da pastilha interna, mas outros apenas giram para a direita ou esquerda.

Por isso, a dica é observar o quanto você pode recuar a pastilha, pois, se ela ficar muito dentro da pinça, durante a frenagem, o disco será prensado contra a pinça e não contra a pastilha.

Algumas dicas são muito importantes para que você entenda o que está acontecendo com os freios, mas caso você não tenha conhecimento de mecânica é melhor levar até uma oficina especializada que vai diagnosticar o problema e arrumar para você sem mais prejuízos. Faça uma revisão periodicamente e evite problemas futuros. Venha para a Indy Bike.