Publicado em

Pneus Tubeless – Quando o selante deve ser substituído e qual a quantidade correta?

Decidiu instalar pneus tubeless na sua bike? É sem dúvida uma boa decisão. Você vai notar facilmente como o pneu é mais difícil de furar, e com isso, você vai pedalar bem mais tranquilo.

Existem, porém, algumas coisas a observar. Pneus tubeless precisam de líquido selante dentro deles (ao menos os de bicicleta), e no fim das contas, esta é mais uma ajuda para evitar um pneu vazio durante uma pedalada.

Mas e agora, quanto selante devo colocar? Quando devo fazer isso? Veja a seguir:

Não se preocupe, colocar selante é relativamente fácil, caso você não queira levar a bike em uma oficina. Você pode inserir o líquido selante diretamente no pneu através da válvula, removendo o miolo dela. Antes de injetar o líquido você deve saber que, se você tiver uma válvula Schraeder ou uma Presta, o processo é semelhante, mas é feito com chaves diferentes. Basta remover a trava do miolo da válvula e puxar ela para fora, com o pneu vazio, para poder colocar o líquido.

Quando trocar?
Primeiro de tudo, não existe um calendário padrão, se o selante estiver funcionando bem, deixe ele lá. Só seria necessário trocar quando trocar o pneu. Naturalmente, isso se aplica para quem pedala muito e gasta mais de um jogo de pneus por ano. Mas se você não gasta tanta borracha assim, talvez 3 a 5 meses seja um tempo razoável para verificar o nível e qualidade do selante. Também é interessante analisar a embalagem ou site do fabricante, e ver quanto tempo ele recomenda para troca do selante.

Qual quantidade deve ser colocada?
Temos aqui algumas doses recomendadas para Mountain Bike de acordo com o tamanho da roda. Isso pode variar de acordo com o modelo de selante que você usa:

MTB 26”: entre 60-80 ml
MTB 27,5″: entre 80-100 ml
MTB 29”: entre 90-120 ml
Fat bikes: entre 170-200 ml

É muito importante que, ao preencher o pneu com líquido, principalmente se for após uma troca de pneu, você se certificar de ter instalado corretamente o pneu, se não pode haver desperdício de líquido selante.

As vantagens do tubeless com selante são bem conhecidas: menos furos, menor peso, melhor conservação da pressão. Mas como mantenho as coisas assim?
Verificando frequentemente a pressão dos pneus.
Líquidos selantes podem evaporar lentamente, além de perder capacidade e propriedades ao longo do tempo. Por isso, indicamos em torne de 3 meses de tempo de troca.

Dica: parece simples, mas é útil; gire as rodas de vez em quando e as ouça de perto. Você ouvirá o movimento do líquido correndo pelo pneu. Com o tempo, saberá identificar a quantidade aproximada que resta no pneu apenas por ouvir ele girando.