Manutenção – Os cuidados com a corrente da sua bike

A Corrente da sua bicicleta é uma das partes fundamentais para o bom funcionamento da sua pedalada. Mas como você tem tratado a sua corrente? Se você quiser cuidar melhor da corrente da sua bike e aumentar a vida útil desse componente tão importante, veja abaixo algumas dicas.

Manutenção/Limpeza

Tem gente que acha que manutenção só se faz quando algo apresenta problema, mas na verdade a manutenção deve ser feita pra evitar problemas, como por exemplo, a corrente quebrar durante uma trilha ou uma competição. A corrente é a peça que mais se desgasta na transmissão, pois ela fica muito exposta a sujeira e sofre muita tração, que é a força exercida nos pedais. Isso faz com que a corrente sofra um grande desgaste. Mas se ela for limpa e lubrificada regularmente, sua vida útil pode aumentar bastante. Verifique sempre as condições da sua corrente e transmissão. Para limpar a corrente em casa, você pode usar uma escova de dentes de cerdas duras, com sabão neutro ou algum desengraxante. O desengordurante também funciona. Você pode limpar a cassete e as coroas do pedivela também. Se a corrente não estiver muito suja, use uma esponja com o lado abrasivo e sabão neutro, a corrente fica limpinha também. Existem aparelhos que facilitam a limpeza, você encaixa a corrente dentro deles e aplica o produto, que geralmente os acompanha, e aí é só girar o pedivela pra trás que o aparelho deixa a corrente limpa. Lembrando que esses produtos usados para limpeza não devem ser jogados na rede de esgoto.

Lubrificação

Somente com a corrente bem limpa e seca você pode lubrificar a corrente. E o ideal é lubrificar a corrente num dia, para usar a bicicleta no outro. Para lubrificar a corrente de modo correto você deve pingar uma gota de óleo em cada rolete da corrente, na parte interna da corrente. Marque o primeiro elo onde você começou, para poder dar uma volta completa pingando o lubrificante na corrente. Se ela tem um pino mestre de cor diferente, dá para usá-los como referência.

Mantenha sempre a corrente limpa e lubrificada e a transmissão da sua bicicleta em boas condições de uso, pois além da tração, a transmissão da bicicleta é um conjunto que envolve sua segurança.

Faça sempre a manutenção periódica e não fique na mão. Venha para a Indy Bike!