A corrente da sua bicicleta já se soltou ou rompeu? Seu freio já travou ou seu pneu te deixou na mão? Todos esses exemplos podem e devem ser evitados. Leia nossa matéria e entenda os motivos da revisão ser essencial para todos os praticantes do ciclismo.
O hábito de pedalar possui muitos benefícios, seja para a saúde, emagrecimento, prevenção de doenças, desenvolvimento das habilidades nas crianças e muito mais. Entretanto, pedalar também exige equipamentos especiais para que o passeio, treino ou participação em campeonatos sejam seguros e garantam o bem-estar do ciclista.
Por estes motivos, a revisão e a manutenção das bicicletas são muito importantes. Inclusive, manter a bike em ordem aumenta o tempo de vida dos equipamentos, diminui a quebra de peças e economiza gastos indesejados e imprevistos. Além disso, a frustração em ter que interromper o percurso é muito desagradável. Por isso separamos os principais pontos de cuidado para a manutenção e revisão da sua bike. Confira.
Dicas para fazer em casa:
Existem muitos cuidados específicos com a sua bike que podem evitar dores de cabeça no futuro.
- Limpeza: lavar a bicicleta com água e sabão neutro e secar com um pano macio. Uma esponja suave também pode ser usada para ajudar na limpeza dos resíduos.
- Calibragem: manter os pneus sempre cheios com a calibragem correta de acordo com a sua bike.
Revisão para fazer com mecânicos especializados:
Em algumas situações é melhor contar com a ajuda de profissionais qualificados, que possuam os equipamentos, infraestrutura e conhecimento adequado para deixar sua bike sempre segura.
- Ajustes: verificação e regulagem da suspensão, freios e câmbios, pois com o tempo a bike sofre um desgaste natural e pode ficar desregulada.
- Lubrificação: lubrificação das correntes e engrenagens.
- Revisão completa (pelo menos uma vez ao ano): consiste na desmontagem e remontagem total da bike, englobando cuidados com a corrente, cassete, canote, pé de vela, caixa de direção, freios, cambio, movimento central, cabos, conduítes, cubos da roda e muito mais.
Uma dica bacana para manter os cuidados sempre em dia é ter um planilha de manutenção que contenha todos os cuidados realizados ou a serem feitos na bike. Como por exemplo:
– Data da última revisão;
– Data da troca de equipamentos e acessórios;
– Pressão dos pneus;
– Pressão dos amortecedores;
– Altura dos manetes de freio;
– Dados do bike fit completos;
– Quilometragem.
Com todas essas informações fica mais fácil cuidar da sua bike e pedalar tranquilo, não é mesmo? E não deixe de fazer as manutenções regularmente para evitar problemas futuros. Venha conhecer nosso Centro Técnico e deixe sua bike com quem entende de bike. Boas pedaladas!