O ponto de partida oficial do circuito fica no Parque Cemucam, na Granja Viana, em Cotia, o templo do mountain bike paulista que fica a aproximadamente 29km da capital.
Nesta primeira etapa, foram inaugurados 32 dos 49km que cortam a cidade de Cotia. O circuito completo contará com 309km e passará por nove municípios da região.
Todo o circuito recebeu sinalização vertical personalizada, que vai facilitar a localização do visitante, que pode escolher o ponto para iniciar a aventura. O nível de dificuldade varia pelo caminho, mas não é necessária muita experiência em trilhas.
Na manhã de 12 de agosto, sábado, dezenas de ciclistas de Cotia e de cidades vizinhas participaram da inauguração de parte do trecho de Cotia do Circuito Mata Atlântica que passa pelas cidades integrantes do Conisud (Conselho Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande SP) (Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Ibiúna).
Em Cotia, os ciclistas passam pelo Templo Budista Zu Lai, Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Centro de Mergulho Evidive, Sítio do Padre Inácio (Iphan) e pela Reserva Morro Grande oportunidade de apreciação da riqueza natural da cidade. O percurso tem grau de dificuldade moderado e pode ser feito a qualquer dia e horário.
Em breve, os últimos 17km do trecho de Cotia (totalizando os 49km) estarão sinalizados e poderão ser percorridos pelos ciclistas.
Essa é uma boa dica para você que gosta de aventura, mas lembre-se de manter a sua bike sempre revisada para evitar problemas durante a trilha. Venha fazer uma revisão aqui na Indy Bike e curta tranquilo!