Pode ser depois de um pedalada… Ou mesmo depois de várias… Uma hora a sua bicicleta vai ficar suja e precisará de uma boa lavagem e saiba que há várias dicas para lavar a bike em casa com muita facilidade!
É preciso sempre dar um trato na bike, já que a sujeira acumulada prejudica o pedal e danifica peças. A lavagem periódica da bicicleta mantém ela sempre pronta para o pedal. E claro, vai deixá-la bonita, o que por vezes atrai olhares.
Além do aspecto limpo, sua bike vai rodar como nova depois de você fazer uma lavagem em casa seguindo essas 7 dicas. Confira!
1. SEPARE UM LUGAR PARA LAVAR A BICICLETA.
Pode parecer até bobo dizermos isso, mas ter um local para lavar a bike em casa é o primeiro passo antes de começar a limpeza. O espaço deve acomodar você e a bicicleta, sem aperto, já que você vai se movimentar bastante para lavá-la.
Há muitas opções para escolher, como a garagem, um quintal, a área de serviços, ou em outro espaço em que ninguém atrapalhe sua lavagem é perfeito!
2. USE MATERIAIS PRÓPRIOS PARA LAVAGEM.
Quando falamos em lavar a bike em casa, não é necessário um aparato profissional, mas é preciso algumas coisas específicas. A melhor parte é que vários dos materiais básicos você já deve ter em casa. Separe cada item:
- panos;
- balde;
- luvas de borracha;
- luva de pelúcia ou espuma macia;
- detergente neutro ou sabão em pó;
- desengraxante para bike;
- escovas de dentes velhas;
- escovas de cerdas macias e duras;
- mangueira ou regador.
3. NÃO USE ESPONJAS ABRASIVAS.
Em hipótese nenhuma use uma esponja ou outro material abrasivo para lavar sua bike em casa. Esses produtos servem para fins específicos de limpeza e que não são os mesmos para as bicicletas!
O alerta não é para menos, já que esfregar um material abrasivo na bike vai tirar o verniz do quadro, e estragar peças, como aros e pastilhas de freio.
4. JOGUE ÁGUA NA BIKE PRIMEIRO, ANTES DE ESFREGÁ-LA.
Para começar a lavar a bike em casa jogue água nela toda primeiro. Assim a sujeira, como barro e poeira de asfalto, começa a sair aos poucos.
Sempre use a mangueira com um jato mais fraco, já que jatos fortes d’água empurram a sujeira para dentro de peças como caixa de direção e cubos. Por isso até alguns ciclistas preferem usar um balde ou regador ao lavar a bike em casa.
5. COMECE PELO QUADRO E SUSPENSÃO.
Depois de jogar água na bicicleta, comece passando o pano molhado, a luva de pelúcia, ou a espuma com sabão ou detergente, no quadro e suspensão.
Essas são peças que geralmente ficam menos sujas do que rodas e relação de marchas, e devem ser as primeiras a serem lavadas. Começar limpando peças mais sujas primeiro acaba sujando o resto da bike que está mais limpo!
6. LIMPE A RELAÇÃO DE MARCHAS COM CUIDADO.
Sempre use produtos adequados para a limpeza da relação de marchas. Para essa tarefa o desengraxante para bike é perfeito, já que tira a sujeira e graxa velha sem danificar nada ou deixar manchas pela bicicleta.
Passe o produto em toda a relação e espere a sujeira “desgrudar”. Use escovas de dentes velhas ou a escova de cerdas mais duras para então passar nas peças. Só pare a limpeza depois que toda a sujeira sumir!
7. RETIRE AS RODAS E ESCOVE OS PNEUS.
Lave as rodas e os pneus por último, já que a sujeira aqui é “brava”. Molhe de novo essas peças para ajudar a soltar a sujeira antes de esfregá-las.
Esfregue os pneus com a escova de cerdas duras e jogue água até tirar a sujeira. Depois vá para os aros, que devem ser escovados com cerdas macias.
O cassete e o disco de freio — para quem usa freios a disco — devem ser limpos com a escova também, para depois receber um tratamento fino com o pano. Limpe cada disco e engrenagens do cassete com o pano, e depois jogue água.
Depois disso é só montar as rodas e secá-la com um pano macio e seco e pronto. Mas se você não tem muito conhecimento ou mora em lugares que não tem espaço, pode levar sua bike na Indy Bike. Aqui o serviço é feito por profissionais qualificados que vão deixar a sua bike limpinha e bem cuidada. Venha nos visitar!