Sair de casa para pedalar sem um desses itens é um erro que um ciclista pode cometer.
Já imaginou um escalador sair de casa sem o seu mosquetão? Ou o músico que não leva uma corda extra para o seu ensaio? Não ter as ferramentas e peças reservas obrigatórias podem te fazer perder o treino ou até ficar na mão sem ninguém para te ajudar.
Se você já é autossuficiente no pedal, tem que dar conta de se virar em qualquer situação. Mesmo em um pedal em grupo, sinta o prazer de ter consigo todas as ferramentas necessárias para os reparos mais básicos e que já aconteceram com todo ciclista que se preze. Vamos lá:
1 – Câmara de ar
Primeiro de tudo, certifique-se de comprar a câmara de correta para a sua bike. Você terá que escolher entre road ou mtb, bico fino ou bico grosso (basta olhar quais estão atualmente na sua bike) e escolher aro 26, 27,5, 700 ou 29.
Os atletas mais precavidos levam consigo duas câmaras de ar. Acontece que, independente disso, você vai precisar também do próximo item.
2 – Kit remendo
Parece meio a moda antiga, mas você tem que considerar a possibilidade de furar o pneu 2, 3 ou até 10 vezes no mesmo dia. Acredite, acontece. As vezes você simplesmente não consegue identificar o espinho que ainda permanece no pneu, ou então é possível que a sua câmara seja danificada pela fita de aro ou um componente oculto.
O kit remendo é extremamente compacto e vem com as instruções para você remendar a sua câmara de ar reserva – caso ela também fure.
3 – Espátulas
Você não vai conseguir fazer a troca da câmara de ar furada pela nova se não tiver em mãos um bom par de espátulas. Improvisar com as ferramentas metálicas pode acabar arranhando o aro da sua roda e até rasgar a sua câmara de ar – tornando-a inutilizável.
4 – Bomba de ar / CO2
Você vai precisar inflar os seus pneus, e o ideal para as ferramentas essenciais é não contar com os seus amigos. Eles também podem estar contando com você.
Para você ir mais longe e ser autossuficiente caso se afaste do seu grupo é vital que você tenha a sua própria bomba de ar. Não caia na bobagem de comprar um modelo muito barato feito em plástico, a durabilidade destes modelos é péssima e muitas vezes não conseguem calibrar o pneu com a pressão que você precisa.
Você pode optar por inflar o seu pneu com um refil de CO2 descartável. Eles são super práticos e podem inflar o pneu em poucos segundos sem que você gaste qualquer energia. São ideais para competições, mas não eliminam a necessidade de você carregar também a sua bomba de ar. Caso você tenha mais de um ou dois furos, precisa ter um plano B.
5 – Canivete multifuncional
Esse item é essencial e não pode faltar. Com um canivete multifuncional você pode apertar e desapertar qualquer parafuso no meio do rolê.
Como assim você não precisa apertar parafuso no meio do pedal? E se tomar um tombo e entortar o guidão? E se a bike voltar da revisão com um parafuso frouxo? E se você precisar abaixar o banco, testar seu bike fit em posições diferentes (recomendo)?
Acredite, isso acontece sempre.
Tenha a sua oficina de emergência a bordo do seu pedal e não fique na mão!
Visite a Indy Bike e adquira todos esses acessórios das melhores marcas e modelos.