Publicado em

Quantos quilômetros posso percorrer com uma bicicleta elétrica?

Esta é uma pergunta que ouvimos todos os dias e que os utilizadores de bicicletas elétricas levam em consideração, mas que requer uma resposta um pouco mais complexa do que um número simples.

O cálculo da autonomia de qualquer veículo, incluindo bicicletas elétricas, segue uma fórmula simples, determinada pela quantidade de energia disponível, a velocidade em que viajamos e o consumo de energia do veículo.

Vamos usar como exemplo uma e-bike equipada com uma bateria de 36V 10,4Ah. A quantidade de energia disponível é de 36V x 10,4Ah = 374,4Wh. Se assumirmos um consumo de 5 Wh por km para manter uma velocidade de 25 km/h, a equação é simples.

Autonomia = Capacidade/Consumo

Autonomia = 374,4/5 = 74,9 km.

No entanto, adaptar esse modelo à realidade exige levar em consideração muitos fatores. A dificuldade reside no fato de que não é possível prever com precisão o consumo da e-bike.

Nas especificações de uma bateria, costuma-se usar uma cifra numa faixa aproximada. Uma das razões pelas quais não é uma cifra redonda é simples: nunca pedalaremos numa superfície totalmente nivelada.

Quando dizemos que uma carga completa permite percorrer 60 ou 70 km, queremos dizer que essa distância é correta se nos movemos por uma superfície plana, algo realmente difícil em qualquer ambiente geográfico. Portanto, se pedalarmos subindo uma inclinação de 10° constantemente, provavelmente a nossa bateria percorrerá uma distância muito menor com uma carga completa.

Da mesma forma, se descermos por uma ladeira sem parar de pedalar, a nossa bateria durará muito mais do que o especificado.

O nível de assistência é outro fator decisivo. Normalmente, há cinco níveis de menor a maior assistência ao pedalar. Portanto, se nos movemos em um nível baixo-médio, podemos prolongar a carga da bateria por distâncias realmente longas. O nível máximo gera a potência máxima, o que obviamente consome mais carga da bateria.

Da mesma forma, também influencia o que gostamos de chamar de “nível de assistência do ciclista à bicicleta”. Em uma bicicleta de pedal assistido, existem duas fontes motrizes: o motor elétrico e o motor humano. Essas duas forças trabalham de forma independente em um sistema com sensor de cadência, então podemos dizer que quanto menos esforço o ciclista faz ao pedalar, menor será a autonomia.

Outro fator a ser considerado é o peso que o motor moverá. Novamente, as estimativas são baseadas em padrões considerados “usuais”, que são o peso da bicicleta elétrica mais o peso do ciclista. Esses valores são de 20 quilogramas para a bicicleta elétrica e 70/80 quilogramas para o indivíduo.

Além disso, se os trajetos que fazemos com a bicicleta têm muitas paradas, como semáforos, a autonomia será afetada porque ocorre um consumo muito elevado durante a aceleração de parado até uma velocidade máxima de 25 km/h.

É por isso que, ao adquirir uma bateria para bicicleta elétrica, não podemos saber com precisão quantos quilômetros ela percorrerá por carga, mas podemos estimar um número levando em consideração tudo o que foi mencionado anteriormente.

Venha visitar a Indy Bike e conhecer mais sobre as bicicletas elétricas. Estamos te esperando!

Publicado em

Aprenda como escolher o capacete de bike ideal para você!

Se costuma pedalar, seja a passeio, seja profissionalmente, você precisa saber como escolher o capacete de bike adequadamente. Isso porque esse equipamento é um dos principais itens de segurança, capaz de reduzir significativamente os riscos de lesões caso ocorra um acidente.

Portanto, saber como escolher capacete de bike é primordial para todo ciclista, desde aqueles que estão iniciando na atividade até os mais avançados. Confira nossas dicas a seguir:

Tipos de capacete de bike
O primeiro passo de como escolher capacete de bike é conhecer os tipos existentes no mercado. Há modelos de diferentes tamanhos, materiais e usos. Embora todos tenham a mesma função de proteger a cabeça, eles podem ser mais adequados para determinadas modalidades de ciclismo.

Capacete coquinho ou urbano
Os modelos coquinhos são os mais tradicionais e usados quando falamos em tipos de capacete para bike. Eles são mais básicos, por isso são perfeitos para quem pedala nas ruas, em baixa velocidade, e costuma fazer trajetos curtos.

Capacete Speed
O Speed compreende uma modalidade de ciclismo praticada em altas velocidades, por isso esse modelo de capacete para bike costuma ser mais leve e aberto que os capacetes urbanos.

Capacete MTB
O modelo MTB é um capacete para ciclismo de pista e aventuras radicais. O design é totalmente fechado e a maioria das versões possui um prolongamento na parte traseira e visor integrado.

Por ser uma atividade com maiores riscos e praticada, geralmente, por profissionais e ciclistas mais avançados, o capacete MTB protege significativamente, mas é mais pesado que os demais modelos.

Há diferença entre capacete feminino e masculino?
As diferenças entre capacete de bike masculino e feminino são muito sutis. Basicamente, o capacete feminino segue um caminho único, entre 50 e 57 cm, e a posição do disco permite que o cabelo amarrado ou tranças passem e fiquem para fora do equipamento.

3 dicas importantes para fazer a escolha ideal do capacete de bike
Agora que você já conhece os principais modelos, confira 3 dicas sobre como escolher o capacete de bike.

Tamanho do capacete
Para o equipamento proporcionar a segurança necessária, é preciso medir o capacete da bike. O tamanho correto é fundamental para ele ficar bem fixado na sua cabeça e não afrouxar durante a pedalada.

Há capacetes de diversos tamanhos e, assim como roupas, você os encontra nos tamanhos PP, P, M, G e GG. Contudo, as medidas não são padronizadas, portanto espere variações de acordo com a marca.

Para saber qual é o melhor tamanho para você, além de experimentar, você pode medir a circunferência da sua cabeça. Com o uso de uma fita métrica, coloque-a dois dedos acima das orelhas. O tamanho total deve corresponder ao tamanho do capacete, de modo que não fique apertado nem frouxo.

Tipo de material
Vale analisar o tipo de material de que é feito o capacete: prefira aqueles que tenham sido testados e apresentem controle de qualidade. Aqueles de EPS costumam ser os mais recomendáveis.

A parte externa pode ser feita de plástico ou até mesmo de fibra de carbono. Pesquise marcas que investem em boas tecnologias e que sempre busquem aprimorar os equipamentos.

Aberturas de ventilação
Conforme vimos, há diversos modelos de capacetes, desde os totalmente fechados até versões com pequenas, médias e grandes aberturas, além de variar a quantidade delas. Se você pretende pedalar debaixo do sol, essa questão pode influenciar bastante seu bem-estar.

Encontre o capacete para você aqui na Indy Bike!
Agora que já aprendeu como escolher o capacete para ciclista e está pronto para pedalar, conte com a Indy Bike! Venha nos visitar e converse com um de nossos consultores que irão ajudar na escolha do modelo certo para você, e não esqueça também dos outros itens de segurança para pedalar com tranquilidade. Boas pedaladas!

Publicado em

Bicicleta Elétrica: encontre a melhor para você!

A bicicleta elétrica, também chamada e-bike, traz inúmeras vantagens para quem a utiliza. Uma das principais é o fato de não necessitar de combustível, o que garante uma boa economia no orçamento.

Além disso, há benefícios de ordem prática no dia a dia, como maior facilidade para pedalar em percursos com subida e se deslocar de forma mais ágil pela cidade. No entanto, não é incomum haver dúvidas sobre esse tipo de locomoção.

Mas não se preocupe. Vamos explicar como escolher uma bicicleta elétrica, com todos os detalhes que você precisa saber sobre as características e modos de uso.

O que é bicicleta elétrica?
A bicicleta elétrica nada mais é do que uma bicicleta comum equipada com um motor elétrico em uma de suas rodas. Esse motor é alimentado por uma bateria recarregável que atua em conjunto com o pedal.

Dessa forma, quando o ciclista começa a pedalar, o motor é acionado, de forma a dar um impulso adicional à força da pedalada. Isso facilita o processo de subir ladeiras e percorrer distâncias maiores com menos esforço.

De modo geral, as e-bikes podem percorrer cerca de 30 a 60 quilômetros por carga de bateria, que suportam uma média de 800 ciclos de carregamento. Além disso, cada modelo conta com uma forma específica de carregamento.

Quais são as vantagens da bicicleta elétrica?
Comprar uma bicicleta elétrica agrega inúmeras vantagens no dia a dia do ciclista. Confira os principais:

  • Praticidade
  • Economia
  • Ganho de tempo
  • Sustentabilidade

Sendo assim, optar por bicicletas elétricas é uma escolha que colabora com a construção de um futuro mais atento às questões climáticas, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar na sociedade.

Quais são os tipos de bicicleta elétrica?
Existem alguns tipos de bicicleta elétrica disponíveis para finalidades específicas. São elas:

Urbanas: é o tipo ideal para pedalar no dia a dia da cidade. Elas costumam ter pneus mais lisos para garantir conforto ao ciclista e diminuir o atrito, além de permitirem acessórios como cadeira para crianças e cestos;

Dobráveis: as dobráveis são ideais para quem busca praticidade para transportar e armazenar em casa. É possível usar duas modalidades de transporte, por exemplo, pedalar até uma parada de ônibus e seguir com a e-bike dentro do veículo;

Trekking: é um tipo de e-bike projetada para fazer trilhas com velocidade, podendo rodar na cidade, no campo e estradas;

BTT: também chamada “bicicleta todo terreno”, roda bem em terrenos irregulares e acidentados, sendo o tipo ideal para quem faz mountain bike e trilhas mais pesadas.

Como escolher uma bicicleta elétrica?
Para fazer uma boa escolha na hora de comprar uma bicicleta elétrica, é importante pensar qual será o uso da e-bike, quantos quilômetros pretende rodar por dia, onde será feita a recarga, enfim, tudo isso precisa ser levado em conta.

1. Reflita sobre o seu estilo de uso
Em primeiro lugar, é preciso que você pense um pouco sobre como você pretende usar a sua bicicleta elétrica: em um ambiente urbano, para se deslocar da casa ao trabalho, para uso recreativo ou para explorar as trilhas dos arredores da sua localidade?

2. Avalie a autonomia da bateria
Esse ponto é muito importante, pois se relaciona diretamente com a distância máxima que poderá percorrer com sua bicicleta elétrica. Verifique a quilometragem máxima atingida com apenas uma carga, afinal, é importante que o motor siga funcionando até você chegar ao seu destino e que a bateria esteja carregada para a volta.

3. Observe as características do motor
O motor pode ser entendido como o “coração” da bicicleta. Sendo assim, é necessário avaliar sua potência e sua localização. Ele pode ser um motor central, dianteiro ou traseiro.

4. Considere o conforto e a ergonomia
Levar em conta quesitos como conforto e ergonomia é fundamental para escolher a melhor bicicleta motorizada, de acordo com seus objetivos. Para isso, confira se o tamanho da bicicleta é ideal para a sua altura, além da possibilidade de ajustar o selim e o guidão para pedalar com conforto.

Lembre-se também de que a bicicleta elétrica costuma ser mais pesada que as bikes comuns. Assim, verifique o peso dela e se você consegue manejá-la sem dificuldades.

Aproveite todos os benefícios da bicicleta elétrica!
Agora você já sabe como escolher uma bicicleta elétrica e pode desfrutar de todos os seus benefícios. Seja para se locomover em direção ao trabalho ou estudos, seja para simplesmente fazer passeios de lazer, o fato é que uma bicicleta elétrica pode agregar muita qualidade de vida à sua rotina.

Mas, lembre-se: antes de sair pedalando por aí não se esqueça de conferir todos os requisitos de segurança. Sempre use capacete e assegure-se de que as luzes da e-bike estão funcionando, caso faça passeios noturnos, e que os pneus estejam em condições adequadas para rodar. Quer conhecer uma e-bike e fazer um bike-test? Venta ate a Indy Bike e conheça nossa linha de bikes elétricas, fale com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas. Aproveite!

 

Publicado em

Como escolher a bike ideal para você?

Decidir investir em uma bicicleta é, sem dúvidas, uma excelente ideia. No entanto, sabemos que escolher entre os diversos tipos de bicicletas disponíveis no mercado pode ser um desafio.

Existem as bikes de passeio, as mountain bikes, as speed, até mesmo dobráveis e elétricas!

Por isso, para que você tome a melhor decisão, levando em conta suas necessidades, vamos mostrar tudo o que precisa saber para escolher a bike perfeita para você.

Quais são os diferentes tipos de bicicletas disponíveis?
É comum ficar com dúvidas na hora de comprar uma bike nova, pois o mercado oferece vários tipos, modelos e tamanhos, cada um pensado para finalidades diversas.

Mas não se preocupe. A seguir, vamos detalhar os principais tipos de bicicletas que existem, explicando as situações em que elas devem ser priorizadas. Vamos lá!

Bicicleta urbana
Também conhecida como bicicleta de passeio, é indicada para quem vai pedalar no dia a dia de áreas urbanas, como cidades, ciclovias e parques. Sendo um modelo muito confortável, pode servir tanto para lazer como para se locomover da casa ao trabalho, à faculdade, ao mercado etc. Uma opção excelente para quem quer praticidade.

Speed
Se você tem interesse em velocidade e performance, a bicicleta speed é a ideal. Elas são projetadas com materiais leves e um design mais fino, garantindo excelente desempenho em atividades esportivas e competições. No entanto, devido aos pneus mais finos, devem rodar apenas em pistas com asfalto adequado para a prática ou em terrenos leves, com menos irregularidades, não sendo uma boa pedida para usar como meio de transporte.

Mountain bike
A mountain bike, ou MTB, é uma “bicicleta de montanha”. É um modelo esportivo desenvolvido para o ciclista que faz percursos em terrenos acidentados e irregulares, com muitos obstáculos no caminho, como trilhas em montanhas e florestas. Elas oferecem muita segurança, tendo pneus largos com cravos, proporcionando mais estabilidade. Podem ser usadas como meio de transporte, mas costumam ser mais pesadas.

Bicicleta gravel
A bike gravel, sem dúvidas, une o que há de melhor nos diversos tipos de bicicletas. Projetada para oferecer versatilidade, combina a leveza da bicicleta speed com os pneus largos da MTB e funciona bem em qualquer tipo de terreno, como asfalto, estrada de terra e cascalho (inclusive, gravel significa “cascalho” em inglês). Ainda, comporta alforjes e bagageiros, sendo uma escolha certeira para qualquer ocasião ou finalidade.

Bicicleta elétrica
A bicicleta elétrica é uma ótima opção de transporte no cotidiano das cidades. Combinando peças mecânicas a um motor elétrico, ela mantém a velocidade, ajudando em subidas e diminuindo o desgaste físico. Os modelos mais atuais contam com sistemas de energia limpa e renovável, o que a torna um meio de transporte sustentável.

Bicicleta dobrável
A bicicleta dobrável é excelente para quem não dispõe de muito espaço em casa ou no carro, além de ser útil para fazer trajetos híbridos, por exemplo, ir de bike até uma estação de metrô mais distante. Chegando a tamanhos bastante compactos quando dobradas, não há desculpas na hora de transportar ou armazenar, sendo uma excelente pedida para se locomover em áreas urbanas.

Como saber o tamanho do aro e do quadro da bicicleta pela altura?
Uma vez definido o tipo de bicicleta ideal para você, é importante saber escolher o tamanho do aro e do quadro, para que ela “caia como uma luva” no seu corpo.

Tamanho do aro
Quando pensamos no tamanho perfeito de bicicleta, a primeira coisa a se observar é o tamanho do aro, ou seja, o tamanho da roda da bicicleta, medida em polegadas.

Embora o tamanho do quadro também seja relevante, é o aro que vai definir a distância que a bicicleta terá com relação ao chão. Desse modo, relacionar o tamanho do aro com a altura do ciclista é crucial para fazer uma escolha certeira.

Sendo assim, se você tem até 1,70 m de altura, prefira os aros 26” e 27,5”. Se você for mais alto do que isso, opte pelo aro 29”.

Tamanho do quadro
Para o quadro também é preciso considerar a altura da pessoa que vai utilizar a bicicleta. Vamos apresentar os tamanhos gerais em polegadas, no entanto, lembramos que as medidas podem mudar conforme o tipo da bicicleta (por exemplo, da MTB para a Speed). Confira:

quadro S (pequeno) — 15” a 16”: para ciclistas de 1,65 m a 1,71 m;
quadro M (médio) — 17” a 18”: para ciclistas de 1,72 m a 1,76 m;
quadro L (grande) — 19”: para ciclistas de 1,77 m a 1,82 m;
quadro XL (extra grande) — 21”: para ciclistas de 1,83 m a 1,90 m.

Aqui na Indy Bike tem uma bicicleta perfeita esperando por você!
Agora que você já sabe tudo o que observar na hora de escolher a bike perfeita, não tem como errar. Venha até uma de nossas lojas e fale com nossos consultores que irão ajudar você na escolha ideal, e não esquecendo também dos acessórios que são itens muito importantes para pedalar com segurança.