Afinal, existem situações em que, para garantir o conserto adequado, saber quais peças e funções estão envolvidas é crucial para se comunicar com bicicleteiros. O mecânico está acostumado a ouvir os termos técnicos.
Para conhecer as partes da bike: entenda como elas surgiram!
Como quase tudo que conhecemos e usamos hoje em dia, a primeira versão da bicicleta era um aparelho com uma aparência curiosa e de funcionamento bem rudimentar. Contudo o seu desenvolvimento favoreceu a otimização desse aparelho para que se popularizasse grandemente entre as pessoas.
Hoje em dia, temos modelos super variados de bike, não só isso, também uma variedade impressionante de equipamentos e ferramentas voltados apenas para a prática do ciclismo.
Anatomia da bicicleta
Todo os modelos de bicicleta são feitos pensando na função que eles vão desempenhar. Este é o critério determinante para o seu design.
Contudo, alguns pontos são sempre mantidos em mente, independente do modelo a ser fabricado, a saber, velocidade, segurança, conforto e durabilidade. A seguir, falamos sobre as partes da sua bicicleta.
1. Quadro
O quadro é a maior parte da sua bike, é nele que as rodas são encaixadas, assim como o selim (o banco). É muito comum que as pessoas acabem se referindo a este componente apenas como “cano” ou “canos”.
De fato, o quadro pode ser dividido em vários canos diferentes. Se você não estiver conseguindo refrescar a memória, dê uma olhada nessa seção de quadros para entender melhor sobre o que estamos falando.
O quadro fornece, por exemplo, o encaixe para que o guidão possa girar com facilidade e proteção. Existem espécies diferentes de quadros, alguns são mais espessos e levam um número menor de canos, como dissemos, tudo depende da função é pensada para desempenhar.
Alguns dos materiais mais comuns na construção dos quadros são:
Aço: o mais tradicional, este material oferece excelente qualidade, durabilidade e facilidade no reparo. Os pontos fracos estão no peso e na oxidação. O quadro de aço tende a ser mais pesado na locomoção, além disso, é possível que a oxidação ocorra e acabe com a pintura da sua bike!
O cromo molibdênio, presente no conhecido aço American SAE 4130 é uma ótima matéria prima para construir quadros de alta qualidade, com ligas metálicas mais confiáveis.
Alumínio: este material é bastante popular devido ao ótimo equilíbrio oferecido entre leveza e resistência aos aos impactos físicos. O alumínio não enferruja e ajuda a proporcionar o peso ideal para bicicletas de corrida.
Fibra de carbono: comumente vista como o melhor material para o quadro, a fibra de carbono é o sonho de muitos ciclistas! Ela pode ser moldada em praticamente qualquer forma, o que a torna bastante versátil.
2. Garfo
O garfo também é conhecido como suspensão dianteira, ele é responsável por dar suporte para o encaixe da roda dianteira. Ele é formado por duas pás, unidas na parte de cima. Os garfos sem amortecimento são chamados de rígidos.
A posição do garfo pode ser alterada de acordo com o movimento do guidão, essa alteração vai comandar o movimento da roda dianteira e, portanto, a direção que a bicicleta toma.
A suspensão dos garfos é muito importante para garantir que os choques mecânicos provenientes do solo sejam dissipados sem causar danos graves.
3. Manoplas e Guidão
O guidão é responsável por determinar a direção em que você pedala. Ele desenvolvido para fornecer controle e segurança, pois, usando-o, você consegue ter mais certeza do trajeto e planejar cada ação durante a pedalada.
Tanto o ciclista quanto quem está ao seu redor saem ganhando com a segurança resultante.
Já as manoplas são usadas no guidão, para proteger suas extremidades e garantir uma pegada mais confortável para o ciclista. A diferença pode ser sentida no fim do dia, quando as palmas das suas mãos não estarão machucadas graças à proteção das manoplas.
3. Freios
Os freios se dividem em alguns tipos:
Hidráulicos: são freios mais potentes, mas tendem a ser mais pesados que os demais. O poder de frenagem é alto, mas o cuidado e atenção na manutenção são redobrados.
Cantilevers: este sistema ultrapassado funciona com o acionamento de dois cabos de aço que, por sua vez, colocam as pastilhas responsáveis pela frenagem em ação
Freio V-brake: relacionado com o sistema cantilever, também funciona mediante a ação de um cabo de aço que vai acionar as pastilhas, só que de forma mais direta, o que o torna mais eficiente.
Sistema a disco: considerados por muitos como o sistema mais eficiente, consiste em freios fixados na própria suspensão e quadro da bicicleta. Os freios (calipers) pressionam as pastilhas diretamente contra o disco, proporcionando um alto poder de frenagem.
4. Cassete e Corrente
O cassete é a junção de várias peças dentadas, chamadas de catracas. A corrente vai passar por aqui, dentre outros lugares, na hora de gerar o movimento de cada pedalada.
A corrente é sequência de links metálicos, atuante no processo de transferência de movimento entre a coroa e o cassete.
Para finalizar, vale lembrar também de mais três componentes
Aro: é o suporte no qual as rodas e a câmara de ar são fixados
Cubo: se conecta com o garfo e fornece fixação para todos os raios
Raio: são as “barrinhas” de aço que saem cubo em direção ao aro
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